Sonae Tech Hub custou 11 milhões de euros, está localizado na Maia e integra as áreas tecnológicas do grupo, nomeadamente a BIT e a Sonae IM. É considerado o edifício mais sustentável do país e um dos 100 do mundo.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Recebeu a certificação LEED de nível “Platinum”, com um score de 89 pontos, a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal. O Sonae Tech Hub é o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus e foi, recentemente, distinguido pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis, com a Certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design.
O edifício, que acolhe as áreas tecnológicas do grupo, tem uma área bruta superior a 6.900 metros quadrados, repartida por quatro pisos acima do solo, a que acresce dois pisos de estacionamento subterrâneo. Em termos de sustentabilidade distingue-se por ter um conjunto de postos de carregamento elétrico, “a que acresce um conjunto adicional de iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade partilhada e reduzir as necessidades de deslocação das equipas”.
Sonae Tech Hub: um edifício sustentável
O edifício foi, desde o início, pensado tendo em mente a sustentabilidade. A prova é que a própria arquitetura privilegiou a luz natural, mas também o aproveitamento ou a reciclagem de resíduos de construção, assim como apostou na utilização de materiais sustentáveis e em equipamentos que registam um desempenho superior a nível ambiental.
Mas só isso não foi suficiente. Para poder “abastecer” o edifício o Sonae Hub recorre a “570 m2 de painéis solares, que permitem uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água com o aproveitamento de águas pluviais e de um conceito que privilegia um ambiente interior de excelência, nomeadamente ao nível da qualidade do ar e do conforto térmico”.
Todas estas medidas permitiram que o Sonae Tech Hub fosse considerado um edifício ecoeficiente. Sendo que esta terminologia só é aplicada quando o edifício em causa “for capaz de proporcionar aos seus ocupantes um ambiente interior saudável, confortável e atrativo, sem que tal penalize mais do que o estritamente necessário o ambiente exterior”. No mundo existem apenas 50 mil edifícios, construídos de raiz, que têm a certificação LEED. O Sonae hub não só é um deles como está entre os 100 primeiros. Ou, por outras palavras, com melhor classificação.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: