O Samsung Galaxy A32 4G foi anunciado oficialmente esta sexta-feira. Após revelar em janeiro o Galaxy A32 5G, a Samsung traz agora uma versão 4G mais adequada aos mercados onde o 5G ainda não está presente.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
O novo smartphone está já disponível para venda na Rússia e deverá chegar a mais mercados com o nome Samsung Galaxy A32, sem a alusão à conectividade.
Apesar de partilharem o nome, as versões 4G e 5G do Samsung Galaxy A32 têm na verdade algumas diferenças importantes, a começar pelo processador e passando também pelo ecrã e câmara principal. Vamos então conhecer o novo Samsung.
Samsung Galaxy A32: o ecrã é os eu ponto forte, mas há mais a descobrir
Como já dito no título, o principal ponto forte do Samsung Galaxy A32 4G é o seu ecrã. Trata-se de uma tela de Super AMOLED de 6.4 polegadas, Full HD+ (1080p) e com taxa de atualização de 90Hz. Este ecrã é muito superior à versão 5G, já esta ultima tem uma taxa de atualização standard de 60Hz, não possui a tecnologia AMOLED e, apesar de ter dimensões ligeiramente maiores, possui apenas resolução HD (720p).
Um detalhe que se pode acrescentar ainda ao ecrã é o seu design Infinity-U melhorado, com umas margens bem mais finas do que na versão 5G. O ecrã é protegido por vidro Gorilla Glass 5 e no “efeito-gota” está escondida uma câmara frontal de 20MP.
Avançando com as distinções entre ambas as versões do Samsung Galaxy A32, denota-se que a Samsung optou por integrar na versão 4G um processador Helio G80, processador ligeiramente inferior ao Dimensity 720 e, obviamente, sem acesso a conectividade 5G.
Lista de especificações do Samsung Galaxy A32 4G
- Ecrã: 6.4″ Super AMOLED FHD+ 90Hz
- Processador: MediaTek Helio G80
- Memória: 4GB
- Armazenamento: 64GB ou 128GB
- Câmaras: 64MP + 8MP + 5MP + 5MP
- Câmara frontal: 20MP
- Bateria: 5,000 mAh
- Carregamento: 15W
- Sistema: Android 11
Continuando a destacar os pontos fortes do Samsung Galaxy A32 4G, podemos imediatamente reparar que este junta um sistema de quatro câmaras, utilizando a mesma grande-angular de 8MP, macro e sensor de profundidade de 5MP da versão 5G, mas utilizando como sensor principal uma câmara de 64MP.
Para além de uma câmara e ecrã superior, há que mencionar ainda a inclusão de um leitor de impressões digitais embutido no ecrã. O novo Samsung possui algumas utilidades interessantes, como a entrada de áudio jack 3.5mm, Bluetooth 5.0 e as melhores funcionalidades da interface da Samsung para o Android 11, a OneUI 3.1.
Por fim, cabe referir que o Samsung Galaxy A32 4G possui uma grande bateria de 5,000, que pode ser recarregada através do carregamento rápido de 15W.
Preço e disponibilidade
Como já mencionado anteriormente, o Samsung Galaxy A32 está já disponível na Rússia, sendo que em breve deverá chegar à Europa e à América Latina. O smartphone pode ser configurado em Branco, Preto ou Azul e os seus preços listam-se da seguinte forma no mercado russo:
- 4GB+64GB – RUB 19,990 (€220)
- 4GB+128GB – RUB 21,990 (€240)
Há que deixar a nota que, tal como a versão 5G, também o Galaxy A32 4G poderá ter acesso a outras configurações de memória, ainda que não tenhamos qualquer informação oficial. O que podemos concluir é que, ainda que perca a conectividade 5G (que ainda não assumiu a maior importância nos mercados internacionais), o Samsung Galaxy A32 4G se afigura uma melhor opção, sendo um smartphone claramente superior e uma melhor opção para o utilizador, independentemente das vantagens que o 5G possa vir a trazer no futuro.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Samsung: OneUI 3.1 leva o melhor do Galaxy S21 a mais smartphones!
A Samsung apresentou o Galaxy S21 no passado mês de janeiro e com ele a nova versão da sua interface para Android, a OneUI 3.1. Esta nova versão traz algumas melhorias ao sistema e a Samsung anunciou agora a sua chegada aos smartphones das linhas Galaxy S20 e Note20, bem como aos dobráveis Galaxy Z Fold2 e Z Flip.
A empresa sul-coreana adianta ainda que os smartphones topo de gama de 2019, como os Galaxy S10 ou os Galaxy Note10 terão também acesso à OneUI 3.1, bem como outros gama-média Galaxy A de 2019 e 2020.
Outros artigos interessantes: