A Huawei apresentou há dias o seu novo smartphone dobrável, o Huawei Mate X2. Este terminal é a terceira iteração da série de smartphones dobráveis da Huawei e vem, de certa forma, mudar a perspetiva dos smartphones dobráveis para a empresa chinesa.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Isto porque, os Mate X e Mate Xs, primeiros smartphones desta linha, abordavam a temática dos ecrãs dobráveis com um ecrã exterior a executar essa função. O resultado era um aspeto futurista, ainda que pusesse em risco a integridade da parte mais sensível do smartphone: o ecrã dobrável.
Tomando nota do sucesso da linha Samsung Galaxy Z Fold, sendo atualmente a referência do mercado, a Huawei opta agora por um design mais semelhante ao do seu rival sul-coreano, com um ecrã OLED de 8,0 polegadas (2480 x 2200) que se dobra para dentro.
Huawei Mate X2: como se caracteriza o novo dobrável?
Ainda que o destaque vá claramente para o ecrã dobrável, a verdade é que o Huawei Mate X2 tem algumas outras características muito interessantes. A começar pelo seu design, repara-se na opção da Huawei por não tornar a sua espessura uniforme. Esta opção serve para que ambas as partes do Huawei Mate X2 fiquem perfeitamente encaixadas, algo que não acontece no Galaxy Z Fold 2, como podemos ver na imagem abaixo.
Isto é, quando aberto, nota-se um decréscimo da espessura do dispositivo de uma ponta à outra, aumentando na parte mais próxima do módulo de câmaras. Este efeito não é notório quando o smartphone está fechado, onde o aspeto é uniforme. Na parte exterior temos um ecrã OLED de 6,45 polegadas, também ele Full HD+ e com 90Hz de taxa de atualização.
Este é sem dúvida um dispositivo premium e a Huawei não fez menos do que rechear o Huawei Mate X2 de tudo o que se melhor podemos encontrar num smartphone em 2021. Assim, a sua lista de especificações apresenta-se da seguinte forma:
- Ecrãs: 8,0″ OLED FHD+ 90Hz e 6,45″ OLED FHD+ 90Hz
- Processador: Kirin 9000
- RAM: 8GB
- Armazenamento: 256 ou 512GB
- Câmaras: 50MP+12MP+8MP+16MP
- Câmara frontal: 16MP
- Bateria: 4,500 mAh
- Carregamento: 55W
- Sistema: Android 10, EMUI 11
Outro destaque do Huawei Mate X2 vai para a sua câmara. Trata-se praticamente do mesmo sistema que encontramos no Huawei Mate 40 Pro, mas podemos aqui destacar que o Huawei Mate X2 é o primeiro smartphone dobrável a incorporar uma câmara periscópio, com capacidade para zoom ótico até 10x e estabilização ótica de imagem.
O sensor principal continua a ser uma câmara de 50MP f/1.9 Quad-Bayer que tem deliciado os faz da Huawei, e há ainda espaço para uma câmara telephoto secundária de 12MP com zoom ótico 3x, bem como uma grande-angular de 16MP. A câmara de selfies, que se encontra na parte superior esquerda do ecrã exterior, possui uma resolução de 16MP. À exceção desta última e da grande-angular do sistema principal, todos os sensores possuem estabilização ótica de imagem.
De fábrica, o Huawei Mate X2 corre o Android 10 com a EMUI 11, tendo em breve acesso ao HarmonyOS 2.0. O processador de 5nm Kirin 9000 5G marca aqui presença, acompanhado por 8GB para uma performance adequada à categoria do smartphone.
Alguns sacrifícios feitos neste smartphone são o leitor de impressões digitais que está montado na estrutura lateral ao invés de ser embutido no ecrã, enquanto que este smartphone perde também o acesso a carregamento sem fios, opções que o Samsung Galaxy Z Fold2 oferece.
Huawei Mate X2: preço e disponibilidade
O novo Huawei está disponível em quatro opções de cor: Preto, Branco, Azul e Rosa-Dourado. O sucesso deste terminal foi tanto que no primeiro dia de vendas esgotou. Ainda que apenas abertas ao mercado chinês, e mesmo considerando o preço astronómico, o público respondeu de forma brilhante ao novo dobrável da Huawei. Aliás, os preços listam-se da seguinte forma:
- 8GB+256GB – CNY 18,000 (€2,300)
- 8GB+512GB – CNY 19,000 (€2,420)
Este preço elevadissimo poderá traduzir-se nos mercados internacionais, ainda que, para já, não haja qualquer informação sobre o lançamento deste terminal na Europa ou noutras parte do mundo. O que é certo é que a procura por dispositivos Huawei continua forte na China, onde a falta de serviços Google é comum a todas as marcas.
Esta abordagem ao smartphone dobrável acaba também por dar razão ao trabalho da Samsung nesta categoria de mercado. A empresa sul-coreana aperfeiçoou a linha Z Fold e Z Flip em 2020 e estamos curiosos para conhecer o novo trabalho, que será revelado este verão, na forma do Samsung Galaxy Z Fold3, sendo interessante saber como irão concorrer estes dois dispositivos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Huawei
Android: Google traz 6 novidades que o tornam ainda mais útil
A Google lançou 6 novas funcionalidades no Android, com o objetivo de tornar os smartphones com o seu sistema operativo (SO) ainda mais úteis e fáceis de utilizar para todo o tipo de utilizadores.
Curiosamente, as novas funcionalidades ficarão disponíveis até mesmo em smartphones mais antigos, que ficarão limitados a versões mais antigas do SO.
Outros artigos interessantes: