Um novo relatório publicado pela Check Point Research revelou que um grupo de hackers chineses conseguiu clonar uma “arma cibernética” desenvolvida por um grupo norte-americano.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Ao que parece, este clone esteve mesmo ativo entre 2014 e 2017, altura em que o grupo chinês acabou por ser exposto.
Apelidada de “Jian”, esta era uma ferramenta extremamente poderosa, capaz de instalar programas, visualizar, alterar ou excluir dados e também criar contas de administrador. Desde que os computadores infetados corressem o entre o Windows XP e o Windows 8, os hackers tinha “carta-branca” para aceder a toda a rede.
Esta vulnerabilidade foi descoberta pela Microsoft em 2017, lançando de imediato um patch de segurança que cortou o acesso do grupo chinês.
Check Point revela que hackers chineses limitaram-se a copiar os norte-americanos
Agora, novas informações descobertas pelos investigadores da empresa de cibersegurança revelam dados muito interessantes. Afinal, a origem desta arma não foi no grupo de hackers chinês APT31.
A fonte original da ferramenta terá sido o Equation Group, uma unidade de hackers bastante reconhecida nos Estados Unidos. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, acredita-se que este grupo tem ligações próximas da NSA (Agência de Segurança Nacional).
Como funciona a arma cibernética “Jian”?
Um ataque típico desta ferramenta inclui, por norma, 3 fases:
- Comprometer o computador que se pretende atacar
- Alcançar os mais amplos privilégios de controlo
- Instalação integral de malware pelo atacante
Em ambas as versões da ferramenta o principal objetivo dos hackers é conseguir alcançar a fase dois do seu ataque. Nesta altura, ao garantir acesso a privilégios de administrador no computador, os hackers passam a ter total liberdade para prosseguir com o seu ataque.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Check Point Research
Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
Com o crescimento exponencial das compras online ao longo dos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de milhões de portugueses. No entanto, a maior loja online do mundo ainda não está disponível em Portugal. Por isso, é natural que muitas vezes se faça a pergunta de como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal.
Atualmente, a Amazon Espanha oferece já muitas regalias aos portugueses, tendo mesmo implementado a possibilidade de traduzir por completo todo o site para português de Portugal. Além disso, colocam à disposição a oferta de portes de envio para compras acima dos €29.
Outros artigos interessantes: