A utilização de internet em casa continua a aumentar para valores nunca antes vistos, tanto para uso pessoal como profissional. Estas novas tendências foram resultado direto da pandemia de Covid-19, obrigando milhões de pessoas a trabalhar a partir de casa e a adotar medidas de confinamento.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Como tal, também os hackers acabaram por se adaptar a esta nova realidade, aproveitando mais ainda as vulnerabilidades empresariais resultantes do teletrabalho.
A empresa de cibersegurança S21sec publicou agora o seu mais recente relatório, revelando dados importantes que devem alertar tanto os utilizadores privados como empresas.
De acordo com as informações publicadas, o número de ataques RDDoS (Ransom Distributed Denial-of-Service) aumentaram, assim como a propagação de fake news, que apresentou um crescimento de 50%.
Fake news são o novo hobbie dos hackers
Desde o ano passado que cibercriminosos aproveitam cada vez mais a grande onda de fake news que infesta as várias redes sociais.
Estas ações disruptivas funcionam de forma muito simples. Os hackers identificam situações relevantes aos olhos da população em geral e preparam um pacote de material “desinformativo”.
Depois, através de vários grupos em redes sociais como o WhatsApp, Telegram e Facebook, distribuem essas informações. São depois os participantes destes grupos que acabam por ser a ferramenta principal para o espalhar destas notícias e da sua força.
Durante o último ano, foram várias as situações em que vimos os efeitos nefastos deste tipo de atividade, seja relacionado com as eleições dos Estados Unidos, Covid-19 ou redes 5G.
Ciber ataques estão a evoluir e a nova tendência é clara
O relatório da S21sec confirma que os ataques RDDoS continuam a ser os mais populares entre os vários grupos de cibercriminosos. No entanto, as estratégias dos hackers apresentam uma tendência clara e importante alteração na sua forma de operar.
Atualmente, tentam primeiro assustar as suas vítimas através de alertas enviados por email e ataques em pequena escala.
Depois, caso a tentativa de extorsão das vítimas não seja bem sucedida, os hackers passam então ao ataque, causando o máximo de dano possível.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Cada vez mais os serviços de VPN são mais procurados pelos utilizadores, especialmente desde que os seus dados privados e informações pessoais passaram a ser a “moeda mais valiosa” para muitas empresas.
Por isso, a questão já deixou de ser se, deves ou não ter acesso a um serviço de VPN, mas sim se, a deves ter sempre ligada. A resposta para esta pergunta é muito simples: sim!
Outros artigos interessantes: