O Audi e-tron GT foi finalmente anunciado oficialmente. O novo sedan elétrico de alta performance herda grande parte da sua tecnologia do seu “primo” do grupo VAG, o Porsche Taycan.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Este é o terceiro veículo 100% elétrico da Audi a chegar ao mercado, seguindo os passos dos SUV e-tron e e-tron Sportback. Curiosamente, o Audi e-tron GT foi o primeiro a receber um protótipo, com os fãs da marca a aguardarem a sua chegada à vários anos, tendo a pandemia da Covid-19 atrasado o lançamento previsto para 2020.
Os números do Audi e-tron GT estão bem alinhados com a tecnologia da Audi e do grupo VAG até ao momento e conforme o que se tem visto no Porsche Taycan, pelo que a versão base do novo sedan elétrico consegue uma potência de 350kW (470cv), cumprindo os 0 aos 100 km/h em apenas 4.1 segundos.
Audi e-tron GT RS: A versão de alta performance
Para aqueles que desejam um pouco mais de potência, há a versão RS, que obterá o pico de performance desta máquina, já que consegue uns respeitáveis 440kW, equivalentes a 590cv. Esta versão consegue atingir uns fantásticos 3.3 segundos dos 0 aos 100 km/h, mesmo pesando mais de 2,300 quilogramas.
Este desempenho é possível graças a um sistema de duplo-motor alimentado por uma bateria de 93kWh. As baterias utilizam uma tecnologia de 800-volts que lhes permitem, não só, apresentar um desempenho elevado, mas também recarregar igualmente rápido, já que, segundo a Audi, estas poderão recuperar 100km de autonomia em apenas 5 minutos quando ligadas a uma estação de carregamento rápido.
A nível de autonomia, a Audi proclama 488 quilómetros com uma carga completa da versão base do e-tron GT, não avançando com dados sobre a versão RS. No entanto, relembra-se que estes números estão de acordo com os regulamentos do WLTP, podendo ser bem inferiores num contexto real.
O interior é tão luxuoso e tecnológico como o exterior
Sendo um dos topo de gama da fabricante do grupo VAG, não se poderia esperar menos do que a melhor tecnologia que a empresa alemã tem para oferecer. Assim, no interior do e-tron GT temos um layout com dois ecrãs: o painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas Audi Virtual Cockpit, bem como um sistema de infotainment de 10.1 polegadas, com um sistema da Audi.
O sistema de infoentretenimento possui conectividade 4G e permite também conectividade Wi-Fi. O sistema de navegação da Here marca aqui presença, bem como o Android Auto e Apple Car Play.
Lá fora, há um aspeto bem característico deste carro, ainda que a sua silhueta partilhe alguns traços com o Audi A7. A nova grelha (ou falta dela), bem como as jantes características deste modelo tornam-no distinto do resto da gama, ainda que possam ser configuradas por outros tamanhos. O novo Audi utiliza a mesma plataforma MEB do grupo Volkswagen, dedicada a carros elétricos.
Ainda assim, há destaques a fazer a alguns outros extras que podem ser incluídos, como o sistema Matrix LED, o painel do tejadilho em fibra de carbono ou o vidro isolador de som das janelas, que podem fazer o preço do Audi e-tron GT disparar (alguns destes extras poderão estar incluídos na versão RS).
Audi e-tron GT: preço e chegada ao mercado
A chegada do Audi e-tron GT ao mercado está agendada para o segundo trimestre de 2021 no mercado europeu, com a versão base a começar nos 99,800 euros. Já a versão RS terá um preço base de 138,000 euros.
Aqui, denota-se um claro destaque face ao Audi e-tron (SUV) já que o mesmo tem um preço em Portugal a começar nos 72,719 euros, na versão 50 quattro. Dependendo do sucesso do Audi e-tron GT, fica ainda em aberto a possibilidade de também este receber esta versão com preço mais acessível.
Segue toda a atualidade tecnológica no Techenet através do Facebook, Instagram e Twitter.
WhatsApp prepara-se para adicionar mais uma funcionalidade muito útil
Mesmo com a avalanche de utilizadores que abandonou (ou pelo menos tentou) o WhatsApp durante as últimas semanas, a plataforma de mensagens pertencente ao Facebook continua a ser a mais utilizada em todo o mundo.
Esquecendo toda a polémica gerada pelas políticas de partilha de dados, o WhatsApp é uma plataforma de mensagens (chamadas e vídeo) muito completa e agradável de utilizar.
Outros artigos interessantes: