É inevitável. Em ano de (ainda) pandemia o setor terciário continuará a ser o (ou um dos) mais afetados. Para sobreviver as empresas têm de se conseguir adaptar a esta nova realidade. A consultoria em tecnologias de informação e comunicação não fogem à regra.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
A pensar neste cenário a Mind Source, empresa especializada em projetos de Consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, sintetizou os 3 principais desafios que as empresas que atuam neste segmento irão enfrentar este ano.
Desafio 1: Recursos humanos
Este é um desafio que já vinha de trás. Há já algum tempo que a contratação e retenção de talento estava no topo da preocupação das empresas. Com a pandemia a situação agonizou-se.
Mesmo porque o mercado apresenta necessidades muito específicas e a procura aumentou. Aliás, já não se restringe ao mercado interno. Hoje as empresas portuguesas têm como concorrência empresas de todo o globo.
Mais ainda. Precisam, em 2021, de criar incentivos e condições que permitam a contratação e retenção de equipas que trabalhem em ambientes mistos ou em casa durante grande parte do tempo.
Desafio 2: Criação de um plano estratégico
O segundo desafio, por um lado, pretende responder às condicionantes que surgiram em 2020 (e se prolongam por 2021), nomeadamente a um mundo dominado pela incerteza, mas também às novas necessidades dos recursos humanos, e ao cenário do teletrabalho e/ou trabalho remoto. Condições que fazem com que a definição de um qualquer plano estratégico seja uma operação extremamente complexa.
Segundo os dados da Mind Source as empresas de consultoria de TI ver-se-ão confrontadas com a necessidade de conquista de mais projetos e de diversificação de atividades para continuar a crescer face ao ano transato.
Desafio 3: Gestão emocional e motivacional
Se é difícil motivar em ambiente presencial a tarefa complica-se quando o trabalho é feito em modo remoto. E essa é a realidade de muitas (se não a maioria) das empresas nos dias de hoje. E isso coloca uma pressão acrescida nas empresas.
“O distanciamento dos colegas, a inexistência de contacto humano com os restantes membros da equipa e com clientes, parceiros e as implicações de trabalhar em casa – amiúde com filhos e outras pessoas – coloca sobre os profissionais um stress adicional que não deve ser ignorado.”
Conseguir o tão almejado equilíbrio entre o espaço profissional e o pessoal fica quase impossível. Pelo que as empresas devem esforçar-se por encontrarem planos que privilegiem o equilíbrio emocional e motivacional das equipas, assegurando o reforço da relação de confiança entre a empresa e os colaboradores e garantindo a saúde mental das equipas em teletrabalho.
Definir um plano estratégico que seja simultaneamente realista, exigente e flexível. Esse é um dos principais desafios que as empresas irão enfrentar este ano. A par dos recursos humanos. Quer ao nível da contratação e/ou retenção, quer ao nível de promover a saúde mental – tão afetada pelas implicações do confinamento.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Revolut Portugal: Como pedir o cartão grátis e abrir conta no banco online
Os bancos online em Portugal são uma alternativa cada vez mais popular aos bancos tradicionais, oferecendo aos utilizadores funcionalidades, facilidade e uma versatilidade muito maior. O Revolut é, sem dúvida, um dos que mais se tem destacado neste segmento.
Este é muito provavelmente o banco online mais popular em Portugal e, tem muito para oferecer aos seus utilizadores. Além de não cobrar taxas em operações de pagamento, transferências entre bancos e taxas de câmbios, oferece ainda a oportunidade de criar um cartão virtual e ter um cartão físico totalmente grátis.
Outros artigos interessantes: