Após um ano sem suporte oficial da Microsoft, o Windows 7 conta em 2021 com pelo menos 100 milhões de utilizadores, segundo dados da ZDNet. A quantidade de utilizadores desta versão do sistema operativo da Microsoft será um dado difícil de obter, com uma fatia de mercado diferente em vários tipos de relatórios.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Apesar da dificuldade em obter um número exato de dispositivos a correr o Windows 7, a fonte indica que este poderá até estar presente em mais do que 100 milhões de computadores, havendo a possibilidade desse número se elevar a 200 milhões.
Considerando os dados avançados pela Microsoft, com 1,5 mil milhões de utilizadores, sendo que desse total “apenas” mil milhões são utilizadores ativos, pelo que o número de utilizadores do Windows 7 representa ainda 20% de todos os PCs com este sistema operativo.
O Windows 7 foi um sucesso e demorará a desaparecer
Lançado no mercado em 2009, o Windows 7 veio suceder ao Windows Vista como o principal sistema operativo da Microsoft, tornando-se imediatamente um sucesso no mundo empresarial e tornando-se o sucessor do Windows XP que todos esperavam, após os vários problemas encontrados com o Vista.
Após 11 anos, a Microsoft deixou em janeiro de 2020 de dar suporte a esta versão do sistema operativo, isto sem antes garantir que os seus utilizadores poderiam fazer o upgrade gratuito para o Windows 10 (tal como aconteceu com os utilizadores do Windows 8 e 8.1).
Aquando o fim do suporte para este sistema, a Microsoft estimava que seria ainda um processo demorado o desaparecimento deste sistema do mercado e a atual pandemia mundial. Graças ao teletrabalho, várias pessoas passaram a recorrer aos seus antigos computadores portáteis para trabalhar desde casa, reativando muitos modelos a correr o Windows 7 e que não foram atualizados.
O mercado dos computadores portáteis foi um dos grandes vencedores da atual pandemia mundial, com seu mercado a sofrer novamente um crescimento. Apesar de ainda não terem sido divulgados números oficiais, vários analistas apontam que foram vendido 300 milhões de computadores apenas em 2020. Este é um número positivo para este mercado, que entre 2011 e 2018 tem caído drasticamente graças à popularidade do smartphone, mas que desde 2019 tem conseguido uma reviravolta.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Netflix na Nintendo Switch? Novas informações apontam para a possibilidade
A Nintendo Switch continua a posicionar-se no mercado como uma das consolas mais populares da atualidade, sendo garantidamente a “consola portátil” mais popular. No entanto, os utilizadores continuam frustrados com a negligência da Nintendo em explorar todas as suas capacidades.
Uma das principais insatisfações dos utilizadores é a ausência dos principais serviços de streaming, como por exemplo a Netflix. No entanto, isso poderá deixar de ser um problema.
Outros artigos interessantes: