A Qualcomm anunciou esta segunda-feira o seu novo processador 5G, o Snapdragon 480. Este processador é o primeiro da série 400 a receber conectividade 5G e trará esta capacidade a mais smartphones de preço acessível.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Para tal, o Snapdragon 480 vem integrado com o modem Snapdragon X51 5G, que dará suporte a redes mmWave e também Sub-6 GHz, o que o coloca acima de chips como o Snapdragon 765G que apenas tem suporte para Sub-6 GHz.
Com um mercado de gama-média e gama de entrada cada vez mais exigente, a Qualcomm vem aqui capacitar o Snapdragon 480 com características que permitem às fabricantes oferecerem em 2021 um bom valor pelo preço dos dispositivos. Vamos conhecer as novidades.
Qualcomm Snapdragon 480: quais são as novidades?
Começando pela estrutura básica do processador, este continua a ser um octa-core (oito núcleos) tal como o seu antecessor Snapdragon 460. No entanto, o Snapdragon 480 corre agora a uma frequência de 2.0GHz, possuindo uma microarquitetura mais moderna de 8nm e núcleos mais eficientes Kryo 460.
A Qualcomm anuncia um grande crescimento no capítulo da performance face à anterior geração e para tal muito contribui a GPU utilizada neste System-on-Chip. O Snapdragon 480 possui a Adreno 619, a mesma GPU que equipa o Snapdragon 750G, um processador presente em smartphones como o Xiaomi Mi 10T Lite ou o Redmi Note 9 Pro 5G.
Não só a nível gráfico há um salto considerável, sendo que graças ao Qualcomm Hexagon 686 o desempenho em Inteligência Artificial é agora 70% superior face ao Snapdragon 460. Com todo este poder de fogo, o Snapdragon 480 é agora capaz de reproduzir imagem em ecrãs Full HD+ com taxa de atualização até 120Hz, uma boa notícia para os fãs de mobile gaming.
Como seria de esperar, a Qualcomm não deixou de parte o capítulo fotográfico, tendo incorporado neste sistema o seu ISP Spectra 345, com suporte para sistemas de três sensores fotográficos. Concluindo a lista de especificações, a nível de conectividade o Snapdragon 480 tem suporte para Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1, para além do já acima mencionado 5G.
Vários smartphones de baixo custo deverão utilizar o novo processador da Qualcomm em 2021, sendo que os primeiros deverão chegar no primeiro trimestre deste ano através de fabricantes como a Oppo, Vivo, Motorola, Xiaomi e Nokia.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Windows 10: projeto Sun Valley traz uma nova cara em 2021
O Windows 10, sistema operativo que está em execução virtualmente em todos os países do mundo, pode vir a ter um novo look durante a segunda metade deste ano.
Na mais recente oportunidade de trabalho publicada pela Microsoft, que data de Agosto de 2020, refere que se encontra a procura de um candidato para se juntar a uma nova equipa.
Outros artigos interessantes: