Em 2020, houve uma quebra anual de 11% em volume de produção de smartphones nas maiores marcas como a Huawei e Samsung. Um relatório da empresa de estatísticas TrendForce revelou um declínio já esperado na produção de smartphones mundial.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Este declínio é atribuído maioritariamente à pandemia mundial de COVID-19. A TrendForce adiciona que em 2020, produziram-se 1.5 mil milhões de unidades de smartphones.
O impacto mais negativo é notório na Huawei, que desce cada vez mais na lista de fabricantes com maior volume de produção. Embora ainda esteja em terceiro lugar, as previsões são negativas.
Se 2021 tiver um impacto similar a 2020 na produção de smartphones, a Huawei pode testemunhar uma redução drástica na produção, de acordo com as projeções da TrendForce.
Posição da Huawei continua em risco
Marcas com o Oppo, Vivo e Xiaomi estão a ser implacáveis no seu crescimento, aproveitando principalmente os mercados onde a Huawei está a perder terreno.
Em Portugal, por exemplo, a Oppo está a começar a conquistar uma fatia saudável de mercado, rapidamente crescendo. Todas estas marcas chinesas estão a tomar proveito da situação da gigante chinesa para “comer” as vendas.
As maiores fabricantes de smartphones por volume de produção
- Samsung – 263 milhões
- Apple – 199 milhões
- Huawei – 170 milhões
- Xiaomi – 146 milhões
- Oppo – 144 milhões
- Vivo – 110 milhões
Como podes ver, a Xiaomi e Oppo estão a competir pelo quarto lugar mundial, “mordendo os calcanhares” da Huawei. É de facto uma situação lamentável para a Huawei mas enquanto as questões políticas não se resolveram, não deverão haver grandes mudanças.
Sem Google, é muito difícil vingar no mundo dos smartphones Android, fora da China. Mesmo com os recursos gigantescos da Huawei, a marca está a atravessar dificuldades nos mercados europeus.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
via: GizmoChina
Xiaomi Mi 11 Pro poderá ter estreia oficial exclusiva na Europa
O Xiaomi Mi 11 foi um dos mais falados smartphones do final de 2020, sendo o primeiro topo de gama a chegar com o processador Qualcomm Snapdragon 888. Mas, muitos fãs esperavam ficar a conhecer o Xiaomi Mi 11 Pro, o que acabou por não acontecer.
Durante toda a apresentação, realizada na China, não foi feita uma única referência ao desejado modelo Pro. Agora, tudo indica que o Xiaomi Mi 11 Pro poderá ter o seu lançamento oficial exclusivamente na Europa.
Outros artigos interessantes: