E, se um dia, alguém chegasse e dissesse: comprei um portátil com 800 gramas e que até tem RJ45, HDMI, Intel i5, bom disco e teclado português? Pois que existe e tem designação: Dynabook Portégé X30L.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
O que procuram num computador portátil? As respostas óbvias e imediatas são poder, tamanho, leveza e conectividade. Ainda se acrescenta: componentes recentes, segurança reforçada e, obviamente, capacidade da bateria.
Este verdadeiro ultrabook garante tudo isto e ainda por cima com qualidade, particularidades únicas, ou não tivesse o adn da Toshiba e todas as características de segurança com que a antiga marca nos seduziu e brindou.
A Dynabook tem tido um percurso interessante: começou por escolher apenas o segmento profissional e para isso dotou os seus produtos com características robustas (BIOS e segurança), uma construção sólida e algum poder de processamento. Mas os preços estavam acima da média, mesmo para o segmento empresarial.
Mas pouco tempo passou para esse problema ser ultrapassado e 2020 foi um ano forte em termos de lançamentos e, acima de tudo, modelos que fazem sonhar qualquer homem de negócios e muitos profissionais de outras áreas.
O Dynabook Portégé X30L tem todas as ligações que podes precisar
O Dynabook Portégé X30L vem ocupar um espaço novo na gama que pisca o olho a qualquer viajante que pretende ter sempre à mão o seu portátil e com características que possibilitem trabalhar em qualquer lado.
É isso que vejo neste Portégé X30L devido, e acima de tudo, ao enorme potencial que tem em conectividade.
Nunca encontrei num portátil tão leve, e menciono novamente que estamos a falar de 800 gramas, uma ficha RJ45 para me poder ligar por cabo quando não há Wi-Fi. E, acreditem, há muitos locais onde esta situação é presente e que pode causar dissabores a todos os que não gastaram mais umas dezenas de euros num adaptador.
Mas não é só disto que falo: do lado direito, duas USB 3.1, a porta mencioada GigaLan e o travão Kensington.
Do lado esquerdo, o AC, uma USB-C thunderbolt 4 que também carrega o computador, o que é muitíssimo útil, uma porta HDMI, entrada combo mini-jack e, ainda, um leitor de cartões micro-SD.
Garanto-vos, não preciso de mais nada para ser feliz… em termos computacionais, claro.
Tudo o que este computador portátil tem para oferecer
As características que este ultrabook tem inclusas nunca o irão deixar mal nas tarefas quotidianas e corriqueiras. Não é uma máquina para jogos nem para grandes edições de vídeo, mas isso tem a ver com a gráfica onboard escolhida, a Intel Iris Xe.
Mas para tudo o resto, e nesta versão, temos um processador Intel i5 de 11ª geração i5-10210U CPU @ 1.60GHz a 2.10 GHz, 8GB de RAM e um SSD de 512GB, ou seja, mais que suficiente para qualquer tipo de trabalho.
Ao abrir a tampa do X30L, podemos acordar o computador pelas formas tradicionais, mas também através do sistema óptico Windows Hello ou pelo sensor biométrico colocado no trackpad.
Por falar nele, está colocado ao centro mas é de plástico, não sendo o ideal, mas percebe-se o porquê se levarmos em conta que se tentou minimizar o peso final.
Com este Dynabook, segurança não será uma preocupação
Com Windows 10 Pro instalado, a Dynabook reforça a segurança em todos os parâmetros: tem ID facial (Hello) e biométrico, mas convém referir o WIFI 6 e o LTE opcional.
A Dynabook conta com os o rigor Secured Core da Microsoft, BIOS com desenvolvimento próprio e Trusted Platform Module 2.0 que ajuda a evitar acessos não permitidos.
Existem outros factores que o tornam especial, como um filtro de privacidade que esconde o nosso ecrã a quem o tenta espreitar e uma tecla que ajuda ao foco total no trabalho, minimizando as cores ou tons de todas os botões de acção que determinados softwares usam.
O ecrã IGZO de 13,3” tem qualidade FHD e é anti-reflexo, para além de garantir muito brilho e pouco gasto energético.
A bateria é, aliás, outra característica que pode ajudar a vender o X30L: tem carregamento rápido, sim senhor, que em apenas meia hora garante-nos seis horas de produtividade e anuncia um total de 15 horas de vitalidade.
Concluindo
Logicamente que o que salta à vista neste Dynabook Portégé X30L é o seu peso e tamanho. Já peguei em tablets mais pesados que este computador portátil a que falta tudo o que este tem.
É caro, sim, mas é uma escolha racional. Está preparado para o embate dos próximos cinco anos e tem características técnicas de topo.
Mas para é a profusão de ligações que mais me convence.
Existem poucos portáteis com esta profusão de opções e são raríssimos neste segmento que têm todas incluídas (lembro-me de um novo Vaio – que também já não é Sony e nem se vende por cá – que é adversário à altura).
Preços do Dynabook Portégé X30L
- Esta versão i5 (11ª geração) com 8/512GB custa 1500€
- A versão i7 (11ª geração) com 16/512GB custa 1715€
A nossa análise
Dynabook Portégé X30L
Existem poucos portáteis com esta profusão de opções e são raríssimos neste segmento que têm todas incluídas (lembro-me de um novo Vaio – que também já não é Sony e nem se vende por cá – que é adversário à altura).
Dynabook Portégé X30L nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal