O protótipo da empresa, que tem como objetivo chegar a Marte, explodiu ontem, durante testes de voo, realizados no Texas, Estados Unidos da América.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Tudo parecia estar a correr bem. A descolagem foi bem-sucedida e o primeiro teste do foguetão sem tripulantes parece estar a decorrer sem problemas. Pelo menos até chegar à fase da aterragem.
O Starship, um foguetão com cerca de 50 metros de comprimento e com capacidade para transportar até 100 toneladas de carga, deslocou da base da SpaceX, no Texas. Segundo informações o mesmo percorreu cerca de 12 quilómetros antes de iniciar a viagem de regresso, supostamente devendo aterrar no mesmo ponto de partida. No entanto explodiu antes de isso acontecer.
Elon Musk confirma que teste da SpaceX foi um grande sucesso
No entanto Elon Musk, proprietário da SpaceX, empresa detentora do Starship, desvalorizou a situação. O executivo afirmou, na sua página do Twitter, que durante a descida “a pressão do tanque de combustível era baixa” e que isso terá aumentado a velocidade (da descida).
Independentemente do resultado Elon Musk considerou como positiva toda a ação, escrevendo “Marte, aqui vamos!”.
De referir que a SpaceX tem como objectivo levar o Starship até à Lua e até Marte e que a empresa ganhou, recentemente, contratos com a NASA para efetuar missões de reabastecimento à EEI – Estação Espacial Internacional.
Outros artigos interessantes: