No mesmo dia em que apresentou o novo Xiaomi Mi 11, a gigante tecnológica chinesa procedeu à apresentação da MIUI 12.5, a nova versão da interface para smartphones Android.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
A esta nova versão trata-se de uma continuação da MIUI 12 com melhoramentos a nível da privacidade, optimização de aplicações e a capacidade de conduzir tarefas em conexão com dispositivos Windows.
Apesar do nome, a Xiaomi clarificou durante a apresentação que esta é uma atualização com grandes melhoramentos e não um mero update rotineiro. Assim, vamos conhecer as novidades da nova versão da interface.
MIUI 12.5: O que traz de novo aos dispositivos Xiaomi?
A primeira e mais óbvia alteração será estética. A MIUI 12.5 traz novos efeitos e transições bem como outros melhoramentos visuais face à sua antecessora, sendo que a própria Xiaomi considera estarem ao nível (e bem semelhantes…) dos efeitos do iOS da Apple.
Com a nova atualização, a Xiaomi vem ainda reclamar para a MIUI o título de interface com menos aplicações de sistema (comummente chamada de bloatware) quando colocada lado-a-lado com outras interfaces como as da Apple, Huawei, Oppo, Vivo e Meizu.
Assim, de acordo com a Xiaomi, os smartphones que tiverem acesso à nova versão desta interface apenas terão pré-instaladas aplicações de definições, câmara, mensagens, contactos, navegador, galeria e loja de aplicações.
A eficiência do sistema foi um dos pontos a melhorar e a Xiaomi anuncia que a MIUI 12.5 tem uma estrutura optimizada capaz de utilizar 20% menos memória de armazenamento e 25% menos energia, com uma memória em plano de fundo a ser utilizada a ser reduzida em 35%.
Como já é tradição, a nova versão da MIUI traz consigo um novo fundo dinâmico, que desta feita é baseado no Monte Siguniang, com adaptações em tempo-real às condições climatéricas da localização do utilizador.
Para terminar, a MIUI 12.5 consegue agora filtrar ainda melhor as informações que cada aplicação consegue obter do smartphone, prevenindo o acesso a localização, passwords e informações privadas do utilizador.
Várias linhas da Xiaomi terão acesso à versão beta da MIUI 12.5, sendo que entre elas teremos todos os modelos Mi 10, Redmi K30, algumas versões dos Redmi Note 7, Note 8 e Note 9 e também do Mi 9. No entanto, cabe relembrar que apenas dispositivos em território chinês terão acesso a este programa de testes.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Fonte: Xiaomi
Xiaomi Mi 11 é oficial! Conhece o 1º smartphone com o Snapdragon 888
Assim como havia sido anunciado, o topo de gama Xiaomi Mi 11 foi apresentado oficialmente num evento que decorreu na China. Tal como vimos acontecer em outras ocasiões, todos os detalhes adiantados são exclusivos para o mercado chinês.
Infelizmente, para já, ainda não foram reveladas quaisquer informações sobre o seu lançamento global. Ainda assim, acredita-se que isso possa vir a acontecer poucos dias antes da apresentação dos Samsung Galaxy S21.
Outros artigos interessantes: