Passados 800 anos, os dois maiores planetas do nosso sistema solar vão estar mais perto que nunca no dia 21 de dezembro, graças a um evento astrológico que já não acontecia desde a Idade Média. Este evento, marcará o regresso da lendária “Estrela de Natal”.
Acompanha todas as notícias em tempo real seguindo-nos no Google News!
No dia em que é assinalado o Solstício de Inverno (21), Jupiter e Saturno vão entrar quase em alinhamento perfeito, o que resultará na formação de um “planeta duplo”.
De acordo com Patrick Hartigan, astrónomo norte-americano, “alinhamentos entre estes dois planetas são bastante raros e ocorrem a cada 20 anos”. Mas, esta conjugação é ainda mais rara, devido à grande proximidade entre Jupiter e Saturno.
Esta aproximação já se verifica desde o verão, altura em que ambos os planetas passaram a ser visíveis no nosso céu noturno.
Evento astrológico será visto a olho nu e poderá representar o retorno da “Estrela de Natal”
A última vez que um evento astrológico desta natureza foi registado, foi em 1226, em plena Idade Média. Curiosamente, em 1614, um astrónomo alemão — Johannes Kepler — afirmou que esta conjugação entre Júpiter e Saturno poderia ter estado na origem das referências bíblicas à “Estrela de Natal”.
No entanto, outros astrónomos sugerem que os Três Reis Magos poderiam ter seguido uma conjugação tripla entre Júpiter, Saturno e Vénus. Assim, é possível que um outro evento astrológico ainda mais raro tenha estado na origem da mítica “Estrela de Natal”.
Independentemente de estar ou não relacionado com a Estrela de Natal, este é um evento astrológico extremamente raro, especialmente podendo ser observado a olho nu. De acordo com Michael Brown, astrónomo da Universidade de Monash (Austrália), não será necessária a utilização de qualquer instrumento sofisticado.
Assim, para observar esta conjugação planetária, vais apenas precisar de olhar para o céu a ocidente (perto da linha do horizonte), cerca de uma hora após o pôr do sol. O fenómeno deverá ser visível entre o dia 15 e 25 de dezembro, sendo que o ponto máximo de proximidade será no dia 21.
Outros artigos interessantes:
- Diz adeus à linha de smartphones Samsung Galaxy Note
- Diogo Jota vai oferecer uma PS5 no seu primeiro torneio oficial de FIFA 21
- Smartwatches da Samsung chegam ao fim da linha em 2021! O teu está na lista?
via: Diário de Notícias