As últimas semanas têm sido frenéticas para a equipa de programadores do WhatsApp, tendo lançado inúmeras funcionalidades e iniciado a fase de teste de tantas outras.
Agora, foi confirmada oficialmente a chegada de uma renovação na sua ferramenta de gestão de espaço no smartphone.
Esta nova implementação vem finalmente responder ao pedido de milhões de utilizadores, que vêm constantemente a memória do seu smartphone “desaparecer” com a quantidade abusiva de ficheiros que recebem nas suas conversas.
WhatsApp vai deixar de ser o responsável pelo aviso de “falta de espaço”
Hoje em dia, não é difícil de experienciar problemas com falta de espaço no smartphone, especialmente se não tiveres comprado um modelo com pelo menos 128GB de armazenamento ou com suporte para cartão microSD.
Além de jogos e aplicações, também o WhatsApp acaba muitas vezes por ser responsável por comer muito do espaço disponível.
Obviamente que cada utilizador tem uma forma diferente de utilizar a aplicação, mas não é de todo incomum existirem dezenas de conversas ativas, além de diversos grupos.
Especialmente em grupos, a partilha de ficheiros como fotografias e vídeos pode ser excessiva. Ainda não graves todos esses ficheiros propositadamente no teu telemóvel, eles serão sempre armazenados.
Como seria de esperar, após alguns meses sem que seja feita uma gestão de espaço, não é de admirar que comeces a ver mensagens a avisar que tens pouca memória disponível.
Como funciona a nova ferramenta de gestão de armazenamento?
Esta nova implementação é tão simples, prática e eficaz, que fica até difícil perceber como não está presente desde o início.
Agora, quando acedes às definições do WhatsApp e navegas até às opções de armazenamento, tudo está muito mais simples.
Em primeiro lugar, vês logo no topo do ecrã a quantidade de armazenamento que está a ser utilizada pelo WhatsApp e quanta memória interna tens ainda disponível.
De seguida, passas a ter duas secções que te vão mostrar alguns dos ficheiros que deverás considerar remover: ficheiros partilhados múltiplas vezes (duplicados) e ficheiros com mais de 5MB.
Por fim, vais ter uma lista completa de todas as conversas que tens ativas, acompanhadas pelo total de memória que cada uma delas está a ocupar no smartphone.
Ao acederes à conversa pretendida, é-te apresentada uma lista de todos os ficheiros partilhados na mesma, assim como a dimensão de cada um deles.
Outros artigos interessantes:
- Inovações do Microsoft 365 Copilot apresentadas no Ignite 2024
- Sustentabilidade e eficiência nas frotas comerciais: a estratégia de eMobilidade da Eurowag
- Elon Musk processa OpenAI e pede milhões em compensações
via