Se engana quem pensa que só os idosos caem em golpes praticados na internet. Os bandidos estão cada vez mais especializados e usando de técnicas emocionais para enganar mesmo os mais inteligentes.
Segundo informações apuradas pelo site UniversoDelas, a maioria dos golpes praticados nas redes sociais são contra mulheres. Elas representam 80% das vítimas do Golpe do Amor.
Também conhecido como Golpe do Romance, os bandidos caçam mulheres solteiras, entre 45 e 55 anos e com boa condição financeira nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, ou até mesmo pelo WhatsApp. Eles também possuem perfil nos principais sites de encontro.
Através de um perfil falso, eles analisam as mulheres por semanas e seduzem as vítimas com o intuito de conseguir dinheiro delas. Foi isso que aconteceu com uma empresária do Espírito Santo que perdeu R$ 42 mil nesse golpe. O bandido se passou por um médico do Canadá.
A maioria deles diz morar fora do Brasil e/ou se identificam como bem-sucedidos, militares, divorciados ou viúvos. A história é muito bem planejada e o “relacionamento” pode durar meses. Geralmente eles possuem uma história de vida difícil, tem idade semelhante a vítima e mostram interesse de viajar para o Brasil para conhecer a mulher.
Saiba como se proteger desses bandidos
- Racionalize primeiro
Em momento de fragilidade é bastante comum a mulher se deixar levar pelas promessas encantadoras do golpista. Mas antes de qualquer coisa, racionalize essa relação. Você precisa saber de forma muito clara quem é a pessoa, o que ela faz, se estuda ou trabalha, onde mora e todos os dados pessoais possíveis.
- Não esconda da família
Eles sabem convencer as mulheres a esconder o relacionamento dos familiares, especialmente os filhos, que geralmente alertam as mães sobre o golpe. Se isso acontecer saiba que a chance de estar sendo enganada é muito grande.
- Jamais deposite dinheiro
Nunca transfira ou faça algum depósito. Que motivos seriam plausíveis para dar dinheiro a alguém que você nem conhece? Nenhum. Eles contam histórias tristes para pedir dinheiro, ou muitas vezes ficam no vitimismo para a mulher oferecer por vontade própria. Não caia nessa.
- Não compartilhe fotos pessoais
Sua intimidade deve ser preservada. Nunca mande fotos pessoais muito íntimas, como de nudez. Eles podem revelar que são verdadeiros golpistas e usar essas fotos para fazer chantagem e extorquir dinheiro de você.
- Desconfie se ele não aceitar chamada de vídeo
Se você o convidar para uma chamada de vídeo e ele fugir do assunto, provavelmente se trata de golpe. Como usam imagens de outros homens para enganar as vítimas, não aceitam conversar por vídeo para esconder sua verdadeira identidade.
O roteiro é quase sempre o mesmo. Mas ligue alerta de desconfiança com todas essas dicas. Dessa forma é possível filtrar golpistas na rede e proteger sua casa e família dos perigos da internet.
Outros artigos interessantes: