Depois de o muito aguardado lançamento da SpaceX Crew-1 em parceria com a NASA ter sido adiado ontem, devido a condições de vento desfavoráveis, hoje poderá ser o grande dia para a empresa de Elon Musk.
Este será o primeiro lançamento operacional da SpaceX, após ter realizado o seu teste com astronautas em maio, num evento que deixou o mundo “colado” aos ecrãs.
O lançamento está agendado para a meia-noite e trinta (00h30) de hoje, e terá transmissão em direto no canal oficial da NASA no YouTube.
Quem são os astronautas que farão história com a SpaceX?
A SpaceX Crew-1 vai transportar 4 astronautas para a International Space Station (ISS), numa missão que deverá ter uma duração de 6 meses.
- Michael S. Hopkins — coronel da Força Espacial dos Estados Unidos e comandante deste vôo. Hopkins foi um dos 9 astronautas selecionados pea NASA em 2009 e já realizou uma viagem à ISS em 2013 e 2014. O astronauta de 51 anos é o primeiro da recém-criada Força Espacial dos EUA a ir ao espaço.
- Shannon Walker — com um doutorado em física espacial pela Universidade de Rice, estudou a forma como os ventos solares interagem com a atmosfera de Vénus. A Dra. Walker, de 55 anos, já fez uma viagem até à ISS em 2010.
- Soichi Noguchi — este é o único astronauta da tripulação pertencente à JAXA (agência espacial japonesa), sendo esta a sua 3ª viagem espacial. Noguchi, de 55 anos, foi membro da tripulação da Discovery em 2005, o primeiro lançamento depois do acidente com o foguetão Columbia que causou 7 fatalidades em 2002.
- Victor Glover — selecionado pela NASA em 2013, esta será a primeira missão espacial do astronauta de 44 anos, sendo também o primeiro astronauta negro da NASA a cumprir missão na ISS.
Esta será a 3ª tentativa para realizar o lançamento da SpaceX Crew-1
O lançamento original da SpaceX Crew-1 em parceria com a NASA estava agendado para o dia 10 de novembro. Mas, devido a problemas técnicos com o foguetão Falcon 9 durante o lançamento de um satélite GPS da Sapace Force a 2 de outubro, precisaram de adiar o lançamento.
Ontem, o lançamento acabou por não se realizar por não se reunirem condições meteorológicas ideais, devido a ventos fortes. Esperemos que à 3ª seja de vez para a SpaceX Crew-1.
Outros artigos interessantes:
- Xiaomi Civi 5 Pro revelado com novo processador da Qualcomm
- Intel pondera separar divisão de produção após saída do CEO
- Apple TV e HomePod mini podem receber atualização importante em 2025
via: CNET