Com o lançamento do muito aguardado novo Chromecast, a Google aproveitou a ocasião para revelar também a sua nova interface para televisões, a Google TV.
Ainda que muitos digam que a Google TV irá substituir o Android TV, é importante realçar que o segundo é um sistema operativo desenvolvido para televisões, enquanto a nova interface é simplesmente isso, uma interface colocada por cima do sistema operativo.
No entanto, é possível que a Google decida simplesmente abandonar o nome Android TV e o substitua com o nome da sua própria marca, Google TV.
Porque é que a Google TV desiludiu tanto na primeira impressão?
O grande objetivo da Google TV, como interface, era de conseguir oferecer aos utilizadores um único local onde podem ter acesso a todos os seus serviços de streaming, sem precisar de “saltar de uma para o outro” para conseguirem seguir as suas séries e filmes favoritos.
Será que a Google TV não conseguiu fazer isso? Conseguiu. Mas o problema é que conseguiu fazê-lo apenas para um utilizador. Sendo o Chromecast with Google TV um gadget concebido para ser utilizado em qualquer lugar, é de esperar que acabe por ser utilizado por diferentes utilizadores.
Tendo isso em consideração, a Google decidiu que não seria uma prioridade implementar o suporte para múltiplos utilizadores. Assim, ainda que consiga oferecer uma interface fantástica para o “João” seguir todas as suas séries, quando o “António” se sentar no sofá com o comando na mão, vai ter que se sujeitar (e possivelmente arruinar) as sugestões feitas para o “João”.
Google promete melhorias, mas sem datas…
Como seria de esperar, já foram muitos os utilizadores que recorreram ao Twitter para manifestar o seu desagrado e tentar receber boas notícias por parte da Google.
Em muitas das respostas dadas pela conta oficial @GoogleNest, a equipa de programadores confirma que a adição de suporte para multi utilizadores está na sua lista de prioridades.
Infelizmente, parece que a gigante de Mountain View gosta de “dar com uma mão e tirar com a outra”. Ao mesmo tempo que dá alguma esperança aos utilizadores, alerta para o facto de não poderem revelar detalhes sobre a sua road map, deixando todos sem uma resposta concreta.
Tal como foi realçado por muitos dos utilizadores que se queixam desta grave fragilidade, é difícil de explicar tal ausência, visto que o principal ponto de venda é o feed personalizado.
Ainda assim, o Chromecast with Google TV continua a apresentar-se como um gadget extremamente interessante, sendo uma excelente alternativa para quem não quer comprar uma box Android TV.
Se já tens um Chromecast com Google TV ou estás a pensar comprar um, aproveita para ver as dicas mais importantes para aproveitar ao máximo este gadget fantástico.
[amazon bestseller=”android tv” items=”3″]
Outros artigos interessantes:
- Angelbird lança leitor de cartões PKT
- Relatório destaca evolução e desafios da tecnologia europeia na última década
- Samsung Bespoke AI Laundry Combo disponível em dezembro
via
Comentários