Diversas operadoras oferecem serviços de internet móvel para celulares e tablets. Porém, em muitos lugares elas não funcionam corretamente e então é necessário fazer uso das redes WI-FI públicas, mas é preciso tomar cuidado.
Muitas vezes esse tipo de acesso à internet é oferecido por lojas, restaurantes, hotéis e até por prefeituras de algumas cidades. Por mais que ele seja muito positivo e permita que se possa trabalhar, conversar com amigos e checar e-mail e redes sociais em qualquer lugar, também pode representar um perigo para os seus dados.
Essas redes costumam realizar uma transferência de dados sem criptografia, ou seja, são desprotegidas, o que significa que cibercriminosos podem interceptá-las e roubar senhas e informações pessoais.
Isso não quer dizer que você não deve usar as redes WI-FI gratuitas, apenas que é necessário tomar alguns cuidados com elas. Confira quais são as nossas dicas de segurança para não expor seus dados durante a utilização da internet pública.
Verifique se o WI-FI disponível é realmente do lugar onde você está
Ao fazer a busca por redes WI-FI em um local público é bastante comum que diversas opções apareçam. Nesse momento pode-se facilmente cair em um golpe, pois criminosos virtuais costumam criar redes falsas com nomes parecidos ao de estabelecimentos comerciais para que os usuários se conectem e tenham seus dados roubados.
Para não cair nesse golpe o melhor é conversar com um funcionário do local e solicitar informações sobre o nome da rede disponível e o endereço IP da conexão, caso ele tenha esse dado.
Dê preferência para as redes VPN (Rede Privada Virtual)
As redes do tipo VPN são privadas e criam uma espécie de passagem no momento que se conecta com a rede WI-FI pública. Desta forma, conseguem criptografar todos os dados que passam por elas, sendo uma opção mais segura.
Porém, não são todos os administradores das internets públicas que permitem esse acesso. Caso a rede VPN esteja bloqueada, a melhor escolha é conectar o computador através de uma ligação Ethernet por cabo.
Não faça compras ou acesse sites e aplicativos de bancos
Segundo dados fornecidos pelo Guia55, portal de auxílio ao consumidor, as compras online aumentaram expressivamente durante o primeiro semestre de 2020, o que fez com que muitas pessoas caíssem em golpes na internet e tivessem grandes prejuízos.
Por isso, mesmo tomando todos os cuidados, o mais indicado é não fazer compras online ou acessar sites e aplicativos de bancos utilizando uma rede pública de internet.
Se for necessário realizar qualquer atividade desse tipo fora de casa deve-se sempre dar preferência para a própria internet do celular, que é mais segura e tem menos chances de ser invadida.
Utilize programas de defesa para os seus dispositivos
Os programas antimalwares, também conhecidos como antivírus, são uma ótima ferramenta para evitar que computadores, smartphones e tablets sofram ataques virtuais.
Existem muitas boas opções de softwares gratuitos ou pagos que realizam essa função e o ideal é sempre ter pelo menos um instalado e atualizado nos seus dispositivos.
Comentários