Já há muito tempo que as políticas implementadas pela Google a Apple nas suas lojas de aplicações geram grande controvérsia. Tudo graças à taxa fixa de 30% cobrada sob toda e qualquer transação feita na compra de jogos ou items in-game.
A Epic Games foi uma das mais recentes gigantes a fazer frente a esta taxa, lançando o Fortnite para Android fora da Google Play Store. No entanto, em abril decidiram ceder à pressão e disponibilizar o popular jogo Battle Royale na loja de aplicações Android.
Agora, depois de breves meses, o Fortnite acabou de ser banido da Google Play Store, acontecendo o mesmo também na App Store da Apple. Esta ação punitiva por parte da Google e Apple chegou pelo mesmo motivo, sendo que a Epic Games introduziu uma nova opção de pagamento externo.
Com a adição de uma forma de pagamento direta à Epic Games, a empresa violou os termos e condições de ambas as lojas, acabando por ser banida.
Apple avisa, Fortnite não será exceção à regra!
De acordo com um comentário oficial dado ao site The Verge, a Apple afirmou que “a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que se aplicam a todos os programadores, tendo sido concebidas para garantir a segurança dos utilizadores“.
“A Epic ativou um recurso na sua aplicação que não foi revisto e aprovado pela Apple. Tendo sido criado com o claro intuito de agir contra as diretrizes da App Store. Por esse motivo, o Fortnite foi removido de imediato da loja de aplicativos”.
Como resposta às declarações da Apple, a Epic Games decidiu lançar uma curta-metragem chamada “Nineteen Eighty-Fortnite”. Onde fazem claramente troça da famosa publicidade ao seu original Macintosh original lançado em 1984.
No final do vídeo, deixam bem claro o pedido de ajuda aos seus milhões de fãs, para combater as medidas “injustas” implementadas tanto pela Apple como pela Google nas suas lojas de aplicações.
Comentários