A Assembleia Geral Anual da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, realizada no passado dia 30 de Junho, aprovou por unanimidade o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2019 e decidiu adiar a distribuição de dividendos do referido exercício.
No ano de 2019, a COSEC comemorou o seu 50º aniversário, tendo registado um resultado líquido de 7 milhões de Euros, o que significa um crescimento de 28% relativamente ao ano anterior.
Os dois acionistas da COSEC – Banco BPI (Grupo Caixa Bank) e Euler Hermes (Grupo Allianz) decidiram seguir as recomendações da EIOPA e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões no sentido de adiar a distribuição de dividendos e reavaliar a situação até ao final do final do 1º semestre de 2021.
É de salientar que a COSEC mantem um rácio de solvência elevado de 266% (30.09.2019).
Do ponto de vista comercial, verifica-se em 2019 um reforço da sua quota de mercado para 53%, tendo os prémios de seguro de créditos aumentado 7%.
Para além dos mediadores e do Banco BPI, a COSEC aumentou os canais de distribuição através de Protocolos de Distribuição assinados com o Millennium BCP e o Bankinter. Em 2019, a dinamização do Protocolo de Distribuição assinado com a CGD no ano anterior teve já um contributo relevante apesar de ter sido o ano de arranque.
A COSEC continuou a melhor a sua oferta de produtos e serviços, assim como a implementação do seu plano de digitalização iniciado em 2017.
Os resultados líquidos de 2019 viram-se influenciados por mais-valias realizadas na venda dos últimos investimentos imobiliários diretos da COSEC. A partir de agora a exposição no mercado imobiliário será efetuada através de instrumentos financeiros de baixo risco e com liquidez.
Sobre a COSEC
A COSEC é a seguradora líder em Portugal nos ramos do seguro de créditos e caução, oferecendo as melhores soluções para apoio à gestão e controlo de créditos, bem como garantias de seguro caução.
A Companha é, desde a sua constituição, em 1969, responsável pela gestão do Sistema de Seguro de Créditos com Garantia do Estado português, para apoiar as empresas na sua exportação e internacionalização para países de risco político agravado.
A COSEC é uma empresa de capitais privados repartidos equitativamente pelo Banco BPI (www.bpi.pt), o quarto maior Banco Português, e pela Euler Hermes (www.eulerhermes.com), líder mundial em seguro de créditos.
A sinergia operacional existente entre a COSEC e o seu acionista Euler Hermes é particularmente relevante ao nível da gestão de risco e das recuperações. Através do acesso à rede Euler Hermes, presente em mais de 52 países, a COSEC tem acesso às melhores fontes de informação, à maior rede internacional de analistas de risco e dispomos ainda de uma equipa internacional responsável pela cobrança local dos créditos nestes mercados.
Para saber mais, consulte o site oficial.
Comentários