Depois de terem sido quase esquecidos durante os últimos anos, a Google decidiu finalmente fazer uma “limpeza de Verão” na página oficial do Android, removendo por fim a secção que incluía os tablets. Apesar de continuarem a ser dispositivos móveis que se revelam bastante úteis para muitos utilizadores, não é segredo que o segmento dos tablets entrou numa fase descendente à muito tempo.
Mesmo enquanto se encontrava “live”, a secção dos tablets Android já não era actualizada à muito tempo, continuando a exibir produtos já bastante antigos, tal omo o Samsung Galaxy Tab S2 e a Nvidia Shield tablet. Mesmo no que respeita à própria Google, a sua última aventura no segmento dos tablets aconteceu no já longiquo ano de 2015 com o lançamento do Pixel C.
Hoje em dia, tudo aponta para a substituição dos tablets pelos Chromebooks. Ainda que ambos surjam de formas bastante distintas, o geral suporte de aplicações Android para o Chrome OS parece ter conquistado os fãs destes versáteis computadores portáteis, acabando por mostrar preferência quando chega a hora de escolher.
É verdade que a chegada dos Chromebooks foi bastante atribulada, e durante bastante tempo ficou sempre no ar a dúvida se iriam alguma vez conseguir estabelecer-se no mercado de forma sólida. A verdade é que com o quase completo suporte para aplicações nativas Android, muitas fabricantes continuaram a puxar pelo desenvolvimento destes portáteis e desde então que o seu crescimento nos vários mercados internacionais tem sido mesmo surpreendente.
Parece que finalmente está a chegar o fim da “Era” dos tablets, uma vez que mesmo na nova versão do Android P não vimos qualquer referência ao suporte para tablets, o que poderá significar que a Google irá colocar totalmente de parte este segmento que um dia foi tão popular.
Comentários