A Microsoft tornou hoje oficial a aquisição de uma nova empresa que deverá ter um papel fundamental no desenvolvimento da sua assistente virtual, Cortana. A empresa em questão é a Semantic Machines, uma empresa norte americana focada no desenvolvimento de conversação natural para software de IA (inteligência artificial).
— Galaxy Note 9: Samsung confirma algumas das novidades —
No comunicado publicado a Microsoft realçou que tanto a Siri, Google Assistant, Alexa e Cortana conseguem executar comandos, não conseguem manter uma conversação fluente e natural. Claro que convenientemente a Microsoft não mencionou o recém anunciado projecto Duplex da Google.
A Semantic Machines desenvolveu uma nova tecnologia que consegue interpretar conversações como um todo e não apenas identificar ordens para realizar uma tarefa específica. Desta forma a Microsoft pretende incluir na sua assistente virtual a capacidade de iniciar e desenvolver conversas com o utilizador, tornando-a muito mais eficiente e de fácil comunicação.
“Esta tecnologia utiliza o poder de aprendizagem mecânica para permitir aos utilizadores descobrir, aceder e interagir com serviços e informação de forma muito mais natural, e com muito menos esforço.”, disse David Ku – CTO do departamento AI & Research da Microsoft.
Com esta aquisição a Microsoft poderá mesmo colocar-se na corrida iniciada pela Google, ao prometer que a sua assistente virtual consiga de forma natural e “inteligente” estabelecer conversas fluídas com os utilizadores. A nova tecnologia desenvolvida pela Semantic Machines poderá ser a arma secreta da Microsoft para se colocar lado a lado com a Google.
A Conversation Engine desenvolvida pela empresa recém adquirida pela Microsoft utiliza a aprendizagem mecânica para “descodificar” o sentido de uma conversação de forma a identificar todo o contexto e objectivos do utilizador, de forma a conseguir depois formular uma conversação natural. Tal como a grande maioria das tecnologias relacionadas com IA, esta tecnologia tem também uma base de aprendizagem automática, que lhe permite evoluir ao longo do tempo através da sua utilização constante.
O Mundial 2018 na Rússia está aí à porta e as melhores promoções já chegaram! Vais ficar para trás?
Certamente que este será um passo bastante importante para a Microsoft, revelando-se como uma das melhores oportunidades para se colocar uma vez mais lado a lado com as gigantes do agitado mundo das assistentes virtuais. Fica no ar então a possibilidade da Cortana se vir a apresentar em breve como uma verdadeira concorrente da Google Assistant.
fonte | via
Outros artigos que vais gostar:
Comentários