Esta foi a primeira vez em 2018 que o Facebook decidiu comunicar oficialmente números no que respeita às suas tentativas de mediação da sua rede social. Os factos refletem as promessas feitas por Mark Zuckerberg, mostrando que o Facebook está alerta e activo no que respeita à manutenção de seriedade e ordem.
As figuras apresentadas pela rede social apresentam valores referentes a spam, contas falsas, nudez, violência gráfica e verbalização agressiva durante o primeiro trimestre deste ano. Não é novidade que o Facebook viu-se sob grande pressão vinda de vários segmentos para que conseguisse controlar de forma mais eficaz a propagação de notícias falsas, assim como de conteúdos extremistas por exemplo.Os valores estatísticos apresentados agora demonstram que a rede social está empenhada em combater estes 6 principais tópicos. Em apenas três meses, 97% de todo o conteúdo bloqueado pelo Facebook encontra-se na categoria spam, onde foram eliminadas um total de 837 milhões de publicações.
No que respeita a conteúdos de nudez, foram eliminadas mais de 21 milhões de publicações e o Facebook salienta que deste total, 96% foram eliminados pela tecnologia AI da rede social antes de serem reportados por utilizadores. No que respeita à verbalização agressiva, foi admitido que a sua tecnologia de detecção automática ainda não conseguiu atingir um nível de eficácia desejado, mas que ainda assim conseguiu apresentar resultados positivos ao eliminar 2,5 milhões de publicações.
De acordo com o Facebook, uma das formas mais eficazes de prevenir conteúdo spam é através da detecção e eliminação de contas falsas, uma vez que este tipo de contas é responsável por grande parte deste tipo de conteúdo. Assim sendo, durante o mesmo período de três meses desde o início do ano, foram eliminadas mias de 550 milhões de contas falsas.
Não há dúvida que o Facebook ainda tem um longo caminho a percorrer até que se possa considerar ser uma rede social “limpa” deste tipo de conteúdo e contas falsas, mas certamente que se pode dizer agora que está no bom caminho.
No entanto, não se pode também esquecer que durante todo este processo muitas vezes os mecanismos responsáveis pela detecção automática deste tipo de conteúdo não é tão eficaz como desejado, acabando por alertar para conteúdo que não se enquadra em qualquer uma destas categorias. Neste sentido, poderia ser implementado um sistema de comunicação mais eficaz entre o Facebook e os seus utilizadores para que estes problemas conseguissem ser também resolvidos de forma rápida e eficaz.
Comentários