Todo mundo que acessa a internet sabe que é extremamente difícil navegar pela web sem esbarrar em algum tipo de novo vírus. O mais recente deles, o CrossRAT, foi descoberto faz pouco tempo e já se mostra uma ameaça perigosa.
Além do malware possuir características de espionagem, ele promete afetar computadores que utilizem Windows, macOS, Linux e até o Solaris, sistema operacional da Oracle.
Como opera o CrossRAT?
O CrossRAT funciona como uma porta de entrada para hackers mal intencionados utilizarem sua máquina sem autorização. O vírus pode ser encontrado em diversos ambientes virtuais que consideramos seguros, como grupos do Facebook e WhatsApp.
Geralmente está inserido em URLs maliciosas, que são compartilhadas sem restrições pela web.
Ao entrar em contato com o seu computador, o CrossRAT já faz uma varredura completa do sistema. Consegue, inclusive, instalar versões específicas do programa seguindo o modelo de cada software.
Assim, o trojan possibilita que o cibercriminoso envie comandos ao computador, de maneira remota. Dessa forma, consegue ativar o modo de espionagem e pode realizar diversas atividades na sua máquina.
Através do CrossRAT, o hacker é capaz de tirar prints da sua tela, manipular arquivos e executar programas.
Além disso, pesquisadores descobriram que o vírus possui um keylogger embutido, um software que grava tudo o que é digitado no computador. No entanto, não foi possível ativar essa ferramenta, o que gera dúvidas sobre sua capacidade.
Vulnerabilidade dos sistemas operativos/operacionais
Alguns sistemas são mais vulneráveis ao CrossRAT do que outros, como é o caso do Windows e do Linux. Uma vez que incluem por defeito uma versão pré-instalada da plataforma Java, que é exatamente o programa usado para construir o vírus.
Já para quem utiliza o macOS a vulnerabilidade só existirá caso façam a instalação do programa Java nas suas máquinas.
Como se proteger do CrossRAT?
Como a maioria dos Utilizadores/usuários sabem, não existem segredos para manter o computador livre de ameaças. O primeiro passo é sempre ter um antivírus instalado na sua máquina e, de preferência, mantê-lo atualizado.
O Software Internet Security, da Bitdefender, é perfeito para deixar o seu sistema protegido!
O programa utiliza inteligência artificial para detectar novas ameaças, sendo capaz de encontrar os malwares escondidos em sua máquina. A solução conta ainda com defesas avançadas para monitorar todos os seus arquivos.
Outra dica é evitar abrir links desconhecidos, principalmente nas redes sociais ou grupos que envolvam muitos usuários.
Por último, sempre que possível, confirme com o remetente sobre o que se trata determinada URL, assim é possível ficar longe de ameaças!
E você, ainda tem dúvidas sobre essa nova ameaça que ronda a internet? Deixe um comentário!
Imagens: Univision.com, Revista PEGN, YouTube, CPO Magazine.
*Este artigo foi editado com o Samsung Galaxy Note 8, um smartphone que é uma verdadeira ferramenta de produtividade.
Comentários