A Garmin lançou em Portugal o Reactor 40®. O novo dispositivo da empresa é um piloto automático hidráulico que possibilita manter o rumo a velocidades de cruzeiro, minimizando o erro. Funções que reduzem o consumo e tornam o processo de navegação mais seguro e confortável. Simples de montar, o novo produto é também um sistema de referência de direção por atitude de estado sólido (AHRS) com sensores de 9 eixos, possibilitando o controlo do barco em qualquer condição marítima e climatérica e mantendo uma precisão de rumo de 2 graus.
Concebido para embarcações com menos de 9 metros, o piloto automático hidráulico compacto Reactor 40 permite manter o rumo ao substituir o controlo manual do leme, especialmente dentro de uma gama de velocidades moderadas a elevadas. Deste modo, há mais tempo para desfrutar do tempo a navegar enquanto a tecnologia AHRS de 9 eixos de estado sólido proporciona uma viagem confortável.
Disponível em vários pacotes, adapta-se facilmente a diversos tipos de necessidade de utilização de sistema de piloto automático. Por exemplo, para requisitos mais básicos é possível optar pelo pacote de iniciação (requer um plotter cartográfico), adicionar uma unidade de controlo com piloto automático marítimo GHC™ 20 ou um GHC 20 e o acessório Shadow Drive®, disponibilizando desta forma funcionalidades de Auto Rota.
Quando combinado com um plotter cartográfico de rede Garmin compatível, o Reactor 40 pode ser controlado em qualquer lugar da embarcação, mantendo a rota em praticamente todas as condições meteorológicas e de vento. Além disso, o sistema pode ainda realizar uma variedade de procedimentos pré-programados de arrasto e de busca. E com as cartas BlueChart g2 Vision HD (opcionais) permite desfrutar de um maior leque de funcionalidades, nomeadamente a orientação automática, que comanda automaticamente os trajetos de GPS.
O piloto automático Reactor 40 inclui a tecnologia patenteada Shadow Drive opcional, mantendo sempre o controlo mesmo quando o piloto automático está ativado. O sistema Shadow Drive desliga automaticamente o piloto automático se o leme for virado, dando ao piloto liberdade para manobrar a embarcação. O Reactor 40 volta a ligar-se automaticamente quando se mantém uma rota estável
“Apesar do seu tamanho, este piloto automático é gigante em funcionalidade e eficácia, reagindo efetivamente ao mar para manter o percurso da embarcação. Mesmo quando as águas estiverem mais agitadas, o piloto automático Reactor 40 assegura que manterá a viagem na rota pretendida. Independentemente do tamanho ou preço, todos os sistemas desta natureza apresentam dois aspetos fulcrais para se manterem simples, eficazes e seguros – a instalação e a calibração, e também aqui a Garmin se encarregou de tornar estes processos o mais rápidos e fáceis possível”, disse Salvador Alcover, Diretor-geral da Garmin Iberia.
O Reactor 40 pode ser utilizado diretamente a partir do ecrã do plotter cartográfico Garmin compatível ou com até três unidades de controlo do leme GHC. O GHC comunica com o sistema de piloto automático através da rede NMEA 2000® – desta forma, os dados de direção do piloto automático podem ser facilmente partilhados com outros dispositivos. Ao ser ligado a um radar e plotter cartográfico da Garmin, é ativado o MARPA e a sobreposição de cartas. Está também disponível um controlo remoto sem fios portátil opcional.
O piloto automático compacto Garmin Reactor 40 está disponível por um preço recomendado a partir de €1499,00. Para mais informações visite o site www.garmin.com/marine.
Há décadas que a Garmin se mantém pioneira na criação e no desenvolvimento de novas e inovadoras soluções de navegação GPS, dispositivos sem fios e aplicações projetadas para pessoas que seguem um estilo de vida ativo. A Garmin divide o seu negócio em cinco áreas principais: automóvel, aviação, fitness, náutica e outdoor.
Para mais informações sobre as características, preços e disponibilidade, sobre os produtos e serviços da Garmin, visite os sites www.garmin.pt, www.
Comentários