Perder um comediante como Jerry Lewis, é mais do que perder um artista extremamente talentoso. É como perder um amigo, um companheiro das tardes televisivas dos anos 1970/80. Para a minha geração que o acompanhou em tempos de inocência, o saudosismo bate forte com a notícia do seu falecimento. Jerry Lewis teve uma carreira notável, com inúmeros sucessos, dos quais separei apenas dez, absolutamente inesquecíveis.
10*) “Uma Família Fuleira” (“The Family Jewels”) (Dir: Jerry Lewis / Estados Unidos. 1965)
Uma menina de 9 anos herda uma herança de polpuda e deve escolher seu tutor entre seus 6 tios – todos interpretados por Jerry Lewis. Cena de destaque: Jerry Lewis como piloto de avião tendo problemas durante um voo.
9*) “Ou Vai ou Racha” (Dir: Frank Tashlin, Estados Unidos. 1956)
Um sortudo que acabara de ganhar um carro, parte para Hollywood na intenção de encontrar Anita Ekberg. Ao seu lado, um trambiqueiro que intenciona roubar-lhe o carro. Cena de destaque: Jerry encontra Anita Ekberg na piscina de um clube, causando um romance imediato entre um casal de cachorros.
8*) “O Mensageiro Trapalhão” (Dir: Jerry Lewis / Estados Unidos. 1960)
Um atrapalhado mensageiro de hotel, recebe o astro Jerry Lewis, como hóspede. A semelhança entre os dois provocará diversas situações inusitadas. Cena de destaque: Jerry Lewis desconfigura um busto em exposição.
https://www.youtube.com/watch?v=eIBUg5i0y0U
7*) “Artistas & Modelos” (Dir: Frank Tashlin / Estados Unidos. 1955)
Um desempregado cartunista, incomodado com seu colega de quarto que fala enquanto dorme, tira proveito de suas histórias sobre heróis em quadrinhos, publicando-as. A cada pesadelo, novas aventuras são criadas. Cena de destaque: Jerry Lewis vestido de camundongo gordo, tendo dificuldades para subir uma escadaria.
6*) “O Otário” (Dir: Jerry Lewis / Estados Unidos. 1964)
Um desajeitado carregador de malas é escolhido pra substituir um famoso comediante, que morrera num acidente aéreo. Nada sairá como planejado. Cena de destaque: numa aula de canto, Jerry Lewis destrói tudo à sua volta.
https://www.youtube.com/watch?v=FAlXgd-IW0w
5*) “Bancando A Ama-Seca” (Dir: Frank Tashlin / Estados Unidos. 1958)
Famosa atriz, torna-se mãe de trigêmeos, e pede para que o atrapalhado personagem de Jerry Lewis toma conta dos pimpolhos. Cena de destaque: Jerry Lewis consertando a antena de TV no telhado de uma mansão.
4*) “O Meninão” (Dir: Norman Taurog / Estados Unidos. 1955)
Um barbeiro se disfarça de criança para fugir de um bandido, indo parar numa escola de meninas. Cena de destaque: Jerry Lewis imitando a voz de uma mulher, ao substituir a telefonista.
3*) “Errado Pra Cachorro” (Dir: Frank Tashlin / Estados Unidos. 1963)
Numa loja de departamentos, Jerry Lewis passa por maus bocados em situações, obedecendo ordens improváveis. Cena de destaque: Jerry Lewis perde o controle de um aspirador de pó, vindo a destruir completamente toda a loja em que trabalha.
2*) “O Terror das Mulheres” (Dir: Jerry Lewis / Estados Unidos. 1961)
Rapaz traumatizado após ser largado no altar, vai trabalhar numa luxuosa pensão de mulheres carentes e problemáticas. Cena de destaque: Jerry Lewis vai tirar o pó de um quadro com borboletas mortas e todas saem voando.
1*) “O Bagunceiro Arrumadinho” (Dir: Frank Tashlin / Estados Unidos. 1964)
Um atrapalhado enfermeiro sente as dores dos pacientes, passando por situações hilárias. Cena de destaque: o filme inteiro, porém, a cena final em que duas ambulâncias saem em disparada, culmina numa das mais engraçadas cenas de perseguição.
Outras sugestões de leitura:
Ismael Moura: o Professor Pardal das artes visuais
Cine PE: O Festival da Resistência
Infográfico James Bond: os carros, as mortes e os beijos de 007
Comentários