A Google desenvolveu uma nova ferramenta que irá ajudar-te de forma eficaz a manter uma mente sã enquanto navegas na internet com o Google Chrome.
Uma das grandes dores de cabeça que afecta muitos utilizadores, são aqueles vídeos que iniciam automaticamente, com som e tudo!
Que atire a primeira pedra quem nunca passou pela situação de ter som a tocar no seu computador e não fazer ideia de onde vem. Até que chegues a esse vídeo indesejado, vais ter de identificar qual é a aba onde o vídeo está a ser reproduzido e depois encontrar a sua localização do vídeo na página. Entretanto, tiveste de interromper o que quer que estivesses a fazer…
Pois bem, a Google vai agora tomar medidas que irão ajudar-te a manter uma mente sã enquanto navegas na internet. Esta nova ferramenta irá colocar à tua disposição a opção de silenciar automaticamente os vídeos que se reproduzem de forma automática.
Por enquanto, esta ferramenta está apenas em fase experimental, encontrando-se disponível apenas no Google Chrome Canary, versão experimental do browser.
“Esta ferramenta vai dar-te o controlo em quais os sites que são autorizados a atirar-te som automaticamente”, disse François Beaufort na sua conta do Google+.
Mesmo no Chrome Canary, esta opção vem desligada por definição e para a activar terás de realizar alguns passos.
Depois de activada, terás de bloquear o som nestes vídeos de forma individual para cada website, o que não parece ser a forma mais eficaz e prática de o fazer. Talvez a Google ainda venha a alterar a forma como esta ferramenta se irá comportar.
Certamente que seria muito mais simples e eficaz se o utilizador pode-se com apenas um clique bloquear a reprodução de vídeos automáticos. Um pouco à imagem de como funcionam os bloqueadores de anúncios.
A aplicação individual deste bloqueio/desbloqueio faria muito mais sentido caso aplicada apenas quando o utilizador deseja-se permitir a reprodução automática em determinado website.
Google Chrome receberá nova ferramenta muito em breve!
De qualquer forma, não há dúvida que milhões de utilizadores irão receber esta nova ferramenta de braços abertos, assim que seja disponibilizada a nível global para o Google Chrome.
Comentários