O Facebook já há muito tempo que vem fazendo testes envolvendo a apresentação e reprodução de vídeos na sua plataforma. Tanto na versão web como na aplicação, foram realizados vários testes e alterações ao longo dos últimos meses. Chegou agora uma das maiores implementações de sempre no que respeita a vídeos no Facebook, tendo sido apresentada uma nova plataforma chamada “Watch”.
Certamente que não será muito difícil perceber imediatamente que o Facebook pretende tentar encarar de frente o YouTube. Introduzindo uma plataforma exclusiva para vídeos que funciona de forma muito semelhante ao YouTube.
Samsung Galaxy Note 8 vai utilizar tecnologia 3D Touch!
Na nova plataforma Watch, não importa se o vídeo que estás a ver é gravado ou transmitido em directo. Será sempre catalogado como um show. Todos os shows irão ser organizados por episódios e poderás subscrever aos teus shows favoritos para que nunca percas novas publicações. Este processo é extremamente semelhante ao processo de subscrever um canal no YouTube.
https://www.facebook.com/facebook/videos/10156285678786729/
Todos os dias são publicados e partilhados milhões de novos vídeos no Facebook. De certeza que ao explorares o teu feed do Facebook vais conseguir encontrar dezenas de vídeos. No entanto, o problema da gigante das redes sociais no que respeita a vídeos não é a falta de conteúdo, mas sim a falta de organização. É exactamente para responder a esse problema que chega a Watch, organizando todos os vídeos numa plataforma específica.
Será que a Watch do Facebook tem o que é preciso para fazer frente ao YouTube?
Tal como várias outras redes sociais, a plataforma Watch vai oferecer sugestões personalizadas para novos shows. Tendo como base o teu histórico de visualizações e o que os teus amigos estão a ver. As sugestões irão também ter como base o tipo de interação que o público está a ter com determinado show. Por exemplo, os vídeos que tiverem mais reacções “haha” irão ser apresentados na secção “O que está a fazer as pessoas rir”.
De momento a plataforma Watch irá ser disponibilizada apenas para um restrito número de utilizadores e criadores de conteúdo. Uma espécie de versão beta que irá certamente servir para “limar arestas” e garantir que todos os potenciais bugs sejam resolvidos antes de um lançamento global.
Comentários