Chegou aquela altura do ano! Todos os anos ocorre um fenómeno magnífico, uma chuva de meteoros chamara Perseidas, ou Lágrimas de São Lourenço para o público português. Esta chuva de meteoros chega até nós todos os anos entre os dias 17 de Julho e 27 de Agosto. Mas, o ponto alto será durante a madrugada de Sábado para Domingo já no próximo fim de semana.
Este fim de semana se não tens nada combinado para a noite de Sábado, aproveita para te “juntares” a milhares de pessoas em todo o mundo para observar este acontecimento celestial impressionante. O melhor de tudo é que não precisas de qualquer equipamento. Sendo que é possível ver os meteoros a olho nú.
Facebook: Watch é a nova plataforma rival do YouTube
Mas o que é exactamente a chuva de meteoros Perseidas?
Todos os anos, por esta altura, os céus terrestres iluminam-se com centenas estrelas cadentes. Esta chuva de meteoros acontece de forma tão regular e precisa, pois é quando a Terra atravessa o rasto de detritos do cometa Swift-Tuttle.
Na sua essência, estes meteoros são pequenas partes do cometa, que aquecem e entram em combustão ao entrar na atmosfera da Terra a aproximadamente a 60 quilómetros por hora. O centro desta chuva de meteoros situa-se na constelação Perseu, daí o nome escolhido para este evento celestial – Perseidas.
Quando é mais provável que consiga ver a chuva de meteoros?
Tal como já referi, este é um evento que dura bastante tempo – entre 17 de Julho e 27 de Agosto. No entanto, o pico dá-se depois dá Lua Cheia. Por isso mesmo, este Sábado (dia 12 de Agosto) será uma das noites propícias para o desfrutar da chuva de meteoros.
Este ano, espera-se que a taxa de meteoros visíveis a “cair” ronde os 80 por hora. Infelizmente bastante mais baixa do que no ano passado, onde se registaram entre 150 a 200 estrelas cadentes por hora! No entanto, não deves desanimar, pois o espetáculo não se tornará menos fascinante.
Quais são as condições ideais para observar a chuva de estrelas?
Este é sem dúvida um fenómeno fascinante, que não necessita de qualquer equipamento para ser observado. Dois dos principais requisitos para conseguires observar a chuva de estrelas são:
- Afasta-te o máximo possível da luz artificial das cidades. Certamente que se tiveres a oportunidade de te deslocares para uma localização mais isolada, no campo. As probabilidades de uma vista fantástica deste acontecimento são muito mais altas.
- Céu limpo e noite bem cerrada (escura). Eu sei que é um pouco óbvio destacar que é necessário ter um céu limpo para visualizar a chuva de estrelas. Mas nunca é demais relembrar. Quanto mais escura for a noite, melhor será a probabilidade de avistamento.
Se tiveres a oportunidade de conseguir uma vista privilegiada desta chuva de meteoros anual, lembra-te de deixar os teus olhos adaptarem-se à escuridão da noite durante cerca de 30 minutos. De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a melhor altura para observar as “Lágrimas de São Lourenço” será na madrugada do dia 13 de Agosto a partir da 1 hora.
Comentários