Durante o passado fim de semana ocorreu a maior leak de sempre de informação sobre o iPhone 8. Esta leak foi feita pela própria Apple, que por engano acabou por disponibilizar publicamente o firmware do seu HomePod.
Entre várias informações que foram retiradas do firmware vazado, uma das mais significantes e intrigantes é sem dúvida sobre o reconhecimento facial presente no futuro topo de gama da empresa de Cupertino.
Em primeiro lugar, depois de analisado todo o firmware do HomePod, não foi encontrada nenhuma referência ao sensor Touch ID estar integrado no ecrã. Ou qualquer referência ao sensor de Touch ID por completo. Em vez disso, começaram a surgir vários rumores de que o iPhone 8 irá incorporar um avançado software de reconhecimento visual que irá ser utilizado para toda a segurança biométrica. Foram também encontradas referências de que esta tecnologia será utilizada para autenticar utilizadores em transações da Apple Pay.
Existem no entanto várias preocupações já relatadas face a estas novas informações. A possível remoção do Touch ID já criou grande controvérsia, apesar de não ser ainda um dado adquirido.
O Touch ID foi introduzido juntamente com o iPhone 5s e desde então tornou-se essencial no dia a dia de todos os utilizadores do iPhone. Seja para simplesmente desbloquear o telemóvel ou para confirmar pagamentos. A grande questão que se coloca é de até que ponto o reconhecimento facial será tão fácil e intuitivo de utilizar quando comparado com o Touch ID?
Apple iPhone 8 pode chegar com reconhecimento facial revolucionário
Uma das perguntas mais óbvias é de como será possível utilizar esta funcionalidade num ambiente de completa ausência de luz? Informação recolhida do dito firmware sugere que a câmara frontal do iPhone 8 irá utilizar sensores infra-vermelhos. Que deverão funcionar na perfeição em ambientes de pouca luminosidade. Mas a pergunta mantém-se, e em ambientes em que a luz se encontra totalmente ausente?
Outra das preocupações é de que o utilizador terá de “apontar” o smartphone directamente para a sua cara. Para que consiga proceder com o desbloqueio. Caso este fosse o cenário, certamente que em termos práticos seria uma péssima escolha por parte da Apple.
Uma das mais recentes informações recolhidas do firmware do HomePod indicam que a câmara do iPhone 8 irá ter a capacidade de reconhecer o utilizador, mesmo quando em repouso numa superfície plana. Esta seria certamente uma revolução na forma como encaramos o reconhecimento facial. Por isso, resta-nos aguardar até que o grande dia chegue e todos os segredos sejam revelados.
Comentários