A sonda Juno vai chegar à órbita de Júpiter já no próximo dia 4 de julho. O planeta gigante do sistema solar vai pela primeira vez mostrar os seus segredos. Mas para isso é preciso que a nave sobreviva à inserção em órbita. Nunca nenhuma nave lançada pelo homem chegou a um ambiente tão hostil.
Num impressionante vídeo, a NASA explica o que está em causa. Este é o maior planeta do planeta solar, aquele que tem o campo eletromagnético maior, onde a radiação é insuportável e onde qualquer objeto que passe nas proximidades é atraído pela imensa gravidade.
Nunca nenhuma nave terrestre se aproximou tanto do quinto planeta do sistema solar. É gigante. Tem 2,5 vezes a massa do conjunto dos restantes planetas que orbitam o Sol.
As palavras dos cientistas da NASA atestam bem as dificuldades e os perigos por que vai passar a nave Juno. Como afirma um deles neste vídeo, “é passar, recolher os dados e sair dali o mais depressa possível”. Os instrumentos da sonda lançada em 2011 estão protegidos por um cofre de titânio. Será suficiente?
Comentários