A Cisco acaba de anunciar a Tetration Analytics, uma plataforma concebida para ajudar as organizações a obter uma completa visibilidade de todos os elementos do data center – cada pacote, cada fluxo e cada velocidade – em tempo real.
A solução recompila dados provenientes dos sensores de hardware e software, que depois analisa a informação através de analítica avançada de Big Data (técnicas de aprendizagem para máquinas), facilitando assim distintas operações críticas nos centros de dados – por exemplo o cumprimento de políticas, análises de aplicações ou evolução para um modelo de segurança whitelist.
Graças à sua capacidade de monitorização, análise e geração de relatórios de forma contínua, a plataforma Tetration Analytics dá aos responsáveis de TI uma visibilidade completa do data center. Proporciona assim uma maior fiabilidade, simplificando muito as operações zero-trust e a migração de aplicações para soluções Software Defined Network (SDN) e à Cloud.
- Com a Cisco Tetration Analytics, as organizações poderão:
- Descobrir que aplicações dependem de outras através do Data Center e na Cloud;
- Adotar uma atitude proativa em vez de reativa: tomar decisões operativas informadas e validar o efeito das mudanças nas políticas antes de as implementar;
- Pesquisar entre milhares de milhões de fluxos e menos de um segundo utilizando o motor de busca e a interface de utilizador da Tetration;
- Monitorizar o comportamento das aplicações de forma contínua e identificar com rapidez qualquer desvio em padrões de comunicação;
Desafios Atuais
Até agora não existia nenhuma ferramenta concebida para recompilar telemetria consistente através de de todo o data center e analisar grandes volumes de dados em tempo real com escalabilidade. As organizações estão a levar a cabo tarefas fragmentadas, sem a correlação necessária para responder corretamente às necessidades operativas. Em resultado, estas ferramentas complexas, lentas e descoordenadas custam caro em termos de tempo, dinheiro e precisão. Os responsáveis de TI lidam assim com uma falta de visibilidade e conhecimento:
Falta de visibilidade consistente sobre a infraestrutura de data center e sobre como interagem as aplicações;
Incapacidade de migrar as aplicações para a Cloud ou estabelecer um ponto de recuperação face a desastres com precisão e velocidade;
Dificuldade para adotar um modelo zero-trust por falta de informação crítica e dos recursos necessários para o implementar e manter.
A Solução: Cisco Tetration Analytics Platform
A Tetration foi concebida para ajudar a obter uma visibilidade completa e ubíqua em todo o data center, utilizando tanto sensores de software no servidor – que exigem pouca capacidade de computação – como sensores de hardware na rede que monitorizam metadados pacote a pacote ou até uma combinação de ambos para obter a solução mais avançada.
Ao executar uma avançada analítica em tempo real e oferecer dados processados com elementos visuais fáceis de entender, a Tetration proporciona informação crítica para as operações de data center, incluindo visibilidade de aplicações, recomendações de apolíticas whitelist automatizadas, simulação de políticas e análises do seu impacto, gestão do cumprimento das regulações e análise do fluxo de rede.
Desta forma, a Tetration é como uma “máquina do tempo” para o data center, ajudando as organizações a compreender o que aconteceu antes, ver o que está a acontecer em tempo real e pré-visualizar o que se poderá passar no futuro:
Simular uma mudança antes de a executar para conhecer o impacto nas aplicações e tomar decisões operativas informadas;
Validar as mudanças de políticas que já foram aplicadas e estão a funcionar em pleno rendimento;
Realizar simulação de políticas histórica e em tempo real – reproduzindo o que aconteceu na rede em qualquer momento graças à sua alta capacidade de armazenamento a longo prazo.
https://youtu.be/h7DJ7nAeKFs
Funcionamento
Os sensores de software são instalados nos servidores, sejam máquinas virtuais ou equipamentos físicos. Na sua primeira versão, a Tetration suporta servidores host Linux e Windows no caso dos sensores de software, ao passo que os sensores de hardware são integrados nos ASICs dos switches Cisco Nexus 9200-X e Nexus 9300-EX para recompilar os fluxos de dados de todos as portas a nível de linha. Uma só appliance da Tetration pode monitorizar até um milhão de fluxos únicos por segundo. Tanto os sensores de software como de harware comunicam os dados de fluxos e a plataforma Tetration Analytics em tempo real. A plataforma pode ser instalada em qualquer data center equipado com qualquer tipo de servidores e de swicthes de rede.
A plataforma Tetration é uma appliance “one-touch”: os servidores e switches estão pré-cablados e o software está pré-instalado. A sua configuração é simples: basta responder a algumas questões relacionadas com o data center para configurar o cluster e não requere nenhuma experiência especial em Big Data para implementar ou operar a Tetration.
Disponível em julho de 2016, a primeira versão da Tetration será uma appliance em rack que se implementa localmente no data center dos clientes (on-premise). Embora a Tetration Analytics seja simples de implementar – uma questão de horas – a Cisco também oferece serviços avançados para implementar a solução e ajudar as organizações a otimizar as políticas e o rendimento das aplicações no data center, além de proporcionar apoio 24/7.
Comentários