Celebrar 110 anos de existência não está ao alcance de qualquer marca. A Montblanc para registar a efeméride lançou o Villeret Tourbillon Bi-Cylindrique 110 Years Anniversary Limited Edition, uma série limitada de apenas 3 peças e com um preço de 280 mil euros. Este foi um dos produtos que mais despertou a curiosidade dos 110 convidados para a festa de aniversário que decorreu no topo do Rockefeller Center de Nova Iorque.
Este novo e exclusivo Villeret Tourbillon Bi-Cylindrique 110 Years Anniversary Limited Edition, inspira-se na linha de canetas “Rouge et Noir” (tema que abordaremos brevemente neste espaço), com que a Montblanc se apresentou ao Mundo em 1906. Foi o primeiro produto com a marca da montanha mais alta da Europa (o Mont Blanc) e, à época, estas canetas tinham um clipe com a forma de uma serpente. Por todos estes motivos, a serpente é o “pormenor” mais visível no mostrador deste novo relógio. Produzida em antracite e enrolada ao redor do mostrador, este réptil resulta da inspiração no período Art Nouveau que se então vivia.
Mas a serpente não é o único motivo de destaque no relógio. É impossível não olhar para o turbilhão, na posição das 12 horas e os seus 18,4 mm de diâmetro. Às “seis horas”, pode ler-se o tempo num “estranho” mostrador, onde se revelam as horas e minutos, através de ponteiros flutuantes, sem que se lhes veja qualquer ligação a um mecanismo mecânico; daí a “complicação relojoeira” e o desafio técnico que implica construir um Heures Mistérieuses.
Para dar vida a este relógio, o calibre M65.63 realiza todas as funções e conta com uma reserva de m archa de 46 horas. Para se ter uma ideia da complexidade desta peça, só o turbilhão é formado por 95 – micro – componentes, todos eles decorados; a ponte do turbilhão precisa de uma semana para ser realizada por um mestre relojoeiro. Este calibre M65.63 – excluindo o turbilhão – precisa de 284 peças para cumprir as suas funções…
Este “motor” trabalha numa caixa em ouro rosa de 18 quilates, com 52 mm de diâmetro, caixa que proporciona 30 metros de resistência à água. Na coroa, também em ouro rosa, vê-se o emblema da Montblanc, em madrepérola. A complexidade da realização de um relógio com estas características explica o seu preço…
Se o Montblanc Villeret Tourbillon Bi-Cylindrique 110 Years Anniversary Limited Edition fez furor no evento das comemorações dos 110 anos da marca, a “The Ultimate Serpent Limited Edition 1” (que abordaremos brevemente no TecheNet), foi a cereja no topo do bolo; uma caneta – peça única – em ouro rosa de 18K e adornada com 153 diamantes individualmente cortados. A jóia da coroa desta obra-prima excepcional é o Diamante Montblanc de 6.155K: tudo isto por “apenas” 1,3 milhões de euros !
Comentários