O preço de 1,75 milhões de euros não foi impeditivo para a Lamborghini vender de imediato as 40 unidades do novo Centenario, modelo apresentado no último Salão Automóvel de Genebra, a comemorar o centenário do nascimento de Ferruccio Lamborghini, o fundador desta mítica marca.
Apenas 20 versões coupé e 20 oadster do Centenário serão produzidas e todos foram vendidos em poucas horas. Este modelo segue a estratégia one-off da Lamborghini e demonstra inovadores desenvolvimentos nas áreas do design e engenharia da marca. Utilizando a arquitectura do motor V12, o Centenario está equipado com um bloco naturalmente aspirado e debita uma potência de 770 Cv.
A aceleração 0-100 km/ é de uns estonteantes 2,8 segundos e atinge os 300 km/h em 23,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é superior a 350 km/h. Para a recuperação na travagem 100-0 km/h, necessita de uma distância de apenas 30 metros. O chassis e a carroçaria foram fabricados em fibra de carbono pelo que o peso total não ultrapassa os 1.520 kg, permitindo que a relação peso/potência seja de apenas 1,97 kg/Cv. A resistência torsional é de 35.000 Nm/grau. O design aerodinâmico do carro inclui uma asa traseira amovível (em 150 mm e numa inclinação até 15 graus), oferecendo mais downforce em altas velocidades.
O Centenario é também o primeiro Lamborghini que está equipado com um eixo traseiro direccional o que proporciona maior agilidade e estabilidade; um ecrã táctil inovador fornece a ligação com os sistemas de informação e entretenimento, incluindo a navegação na Internet e a Apple CarPlay.
O comprimento total é de 4,92 metros e a altura de 1.14 metros. Destaque para um difusor na secção traseira e grandes entradas de ar no capot do motor que são uma reminiscência dos desportivos da década de 1970. Foi utilizada tecnologia LED e as portas, como nos restantes modelos de 12 cilindros, abrem para cima. As jantes são de 20 e 21 polegadas (frente e atrás, respectivamente) do tipo “monoporca” central e os pneus Pirelli P Zero, cujo desenho foi optimizado para favorecer as prestações do eixo traseiro direccional. Os travões são em cerâmica e de fibra de carbono.
À exclusividade do modelo, junta-lhe o preço exclusivo, factor que não impediu que a marca colasse no para-brisas o letreiro: “ESGOTADO PARA VENDA”…
Comentários