A conexão entre pessoas de todas as identidades, gêneros e culturas que as redes sociais disponíveis na internet proporcionam, remete aos antigos textos sobre a aldeia global que a sociologia estuda desde meados do século passado. Marshall McLuhan quase previu esta sensação de que todos estão juntos, mesmo há milhares de quilômetros de distancia.
A possibilidade de ter acesso as TVs e loterias internacionais, o conhecimento de novos artistas que poderiam passar despercebidos, os memes, tudo é tão natural que poderia ter sido criado na esquina da casa de cada um, mesmo estando no Brasil, na Suécia ou no Japão.
Existem as mais diferentes redes sociais, cada uma com suas peculiaridades, e talvez por esta razão elas façam sucesso de maneira diferente em cada lugar. Uma pequena lista com as mais populares a seguir, e algumas explicações ideias sobre seu sucesso.
A mais conhecida e lucrativa, é nos Estados Unidos que encontra o maior número de adeptos. Em sua maioria, mais velhos e com poder aquisitivo mais alto. E a que melhor conseguiu conciliar os interesses coorporativos e a diversão dos usuários.
Estrangulada pela baixa lucratividade, promete mudanças em breve que desde já desagrada seus usuários. Muito utilizada pelos órgãos de imprensa pelo poder de síntese, é muito popular no Brasil.
Extremamente popular entre adolescentes, tem público cativo em quase todo o mundo. Cresce exponencialmente no quesito negócios.
Aplicativo de maior sucesso, também conseguiu integração com o setor coorporativo de maneira positiva e atinge até mesmo os usuários que não possuem perfis nas outras redes sociais pela praticidade. Todas as idades.
Google +
A Índia a adotou com muita intensidade, principalmente os universitários e empresários ligados em tecnologia. Quase não faz sucesso no resto do mundo.
Ferramenta coorporativa, utilizada nos meios empresariais, é utilizada predominante por um público mais velho.
Tumblr
Popular entre universitários americanos, ainda não consegue inserir publicidade de uma maneira lucrativa. Popularizou os gifs.
Todos os outros lutam para entrar nesta lista, como o Vine, o Ello, o Line e etc.
Comentários