Entre o dia 11 de Novembro e até dia 27 de Dezembro, podemos visitar o Café René, numa versão teatral, baseada na série televisiva de Jeremy Lloyd e David Croft, “Allo, Allo!”, encenada por Paulo Sousa e João Didelet, no Teatro da Trindade em Lisboa.
Esperamos ouvir de novo a frase emblemática, repetida várias vezes ao longo dos episódios da série televisiva pela personagem Herr Flick, em funções clandestinas para a Resistência francesa, com uma divertida mistura de sotaques : “- Listen to me very carefully, I shall say this only once!” (Oiçam com atenção: só vou dizer isto uma vez!)… dava uma série de instruções imperceptíveis e… tinha sempre que as repetir, claro!Para recordar os mais distraídos e/ou actualizar os mais jovens, “Allo, Allo!”, foi uma série televisiva dos anos 80-90 do século passado!
A acção decorria num pequeno e simpático café em França, um local de convergência de activistas da Resistência, oficiais da Gestapo, soldados alemães, soldados aliados em fuga… porque acontecia essa convergência tão diversa? Porque nenhum sabia da presença dos outros! Cabia a René- o dono do café - proporcionar a todos um tratamento que julgavam exclusivo, num corrupio que faz lembrar a “Commedia dell'arte”: um entra e sai de nazis, de resistentes, de aliados, esposas legítimas e amantes, resultando numa espécie de suspense hilariante.
Nesta adaptação, antecipa-se que o famoso Café René vai ficar cheio de alemães, para com quem René tem de ser simpático, depois chega a sua mulher com quem René tem de ser também simpático, depois as suas sensuais empregadas de mesa, Mimi e Yvette com quem René gosta de ser simpático, principalmente quando a mulher não está por perto.
No piso de cima está a sogra de René com quem ninguém gosta de ser simpático.
No piso de baixo estão escondidos oficiais britânicos.
No meio, está René, a gerir o seu café e a lutar pela sua sobrevivência: se as suas acrobacias diplomáticas forem descobertas, terá “honras” de fuzilamento, pela certa.
Entre tanta acção, emoção e confusão, só faltaria mesmo uma visita inesperada de… Hitler!
A produção teatral está a cargo da Yellow Star Company e as interpretações de João Didelet, Elsa Galvão, Oceana Basílio, José Carlos Pereira, Filipe Crawford, Suzana Borges, Sissi Martins, Ruben Madureira, Melânia Gomes, José Henrique Neto, Pedro Pernas e Luís Pacheco.
Espera-se para o dia 11 de Novembro o início de uma temporada de gargalhadas e boa disposição.
Comentários