A NASA comunicou que no dia 31 de Outubro, o asteroide 2015 TB145 deverá passar muito perto da Terra. Em termos cósmicos, a “Grande Abóbora” faz uma razia à terra, mas mesmo assim vai passar pouco mais perto do que a distância que nos separa da Lua e não há perigo de colisão
Por estar previsto que “rase” a Terra a no dia em que é celebrado o Halloween, os astrónomos chamaram-lhe “Great Pumpkin” (A Grande Abóbora), inspirados pelo episódio Nº 25 da série “Charlie Brown e Snoopy”: “It’s The Great Pumpkin”, de Bill Melendez, escrito por Charles M. Shulz
Se não tivermos um telescópio, ou binóculos, corremos o risco de ficar desapontados, como aconteceu com Linus, a personagem que não foi com os amigos festejar o “Dia das Bruxas” para ficar à espera da “Grande Abóbora”. Na sua visão, uma espécie de “Pai Natal” que naquela noite apareceria nos céus, carregada de brinquedos para todas as crianças no mundo.
O asteroide será o maior objecto celeste que teremos oportunidade de observar até 2027, há que aproveitar.
Em Portugal, teremos possibilidade de observar a “Grande Abóbora” e ainda ficamos com tempo para ir celebrar o Halloween com os amigos, mais tarde, já que se prevê que nos céus portugueses seja avistado por volta das 15h14.
Cremos que a NASA está a fazer justiça poética, ao baptizar assim o asteroide 2015 TB145, já que “It’s The Great Pumpkin” não chegou a ser premiado com nenhum dos três Emmy’s para que foi nomeado em 1967, nem com o Satellite Awards (!) para que foi nomeado em 2009…
Não precisamos de ser cientistas, para afirmar que existem fortíssimas probabilidades de a “Grande Abóbora”, não aparecer nos céus cheia de brinquedos para distribuir por todas as crianças da Terra, mas…não faz mal manter a esperança até ao fim e subscrevemos Linus: “ If you really are a fake don’t tell me, I don’t wanna know! (Se és uma mentira não me digas, não quero saber)”.
Comentários