Primeiro foi o espanto, depois a indignação e logo a seguir o humor. Foi desta forma que as pessoas (e até organizações) regiram nas redes sociais ao escândalo da Volkswagen. E quer no Twitter ou no Facebook, as fotomontagens são tóxicas para o maior construtor mundial da indústria automóvel.
A introdução de um software para falsear os resultados dos testes às emissões de gases poluentes dos motores diesel fabricados pela Volkswagen tem tido ondas de choque constantes a nível global, com as acções da companhia a descerem a pique, o seu presidente a demitir-se e o prestígio da marca que no Verão ascendeu a primeiro construtor mundial a sofrer um duro golpe.
Como não podia deixar de ser, as redes sociais foram inundadas de notícias e opiniões sobre o assunto, sendo as hashtag #vwscandal e #dieselgate algumas das mais utilizadas nos últimos dias.
E se os internautas começaram por manifestar o seu espanto pelas notícias, rapidamente a indignação tomou conta das redes sociais. E aqui, com maior ou menor sucesso, com maior ou menor imaginação, o humor foi ganhando lugar e tornando-se em muitos casos viral. E não se pense que são apenas as pessoas a enveredar pela arma do humor para envenenar a reputação do fabricante alemão. Até a prestigiada revista Economist fez hoje da ironia a imagem de capa na sua página do Facebook.
Humor tóxico
Conheça alguns exemplos do humor tóxico com que a Volkswagen tem sido brindada nas redes sociais:
Comentários