O Spotify revelou ontem o Mapa Musical: Cidades do Mundo – um guia visual interativo que mostra como as pessoas ouvem música em diferentes cidades ao redor do Mundo. O mapa apresenta quase 1000 playlists específicas por cidade que refletem as preferências musicais de cada área. O Spotify criou o mapa com base na música que é “característica” de cada área – o que significa que as músicas mais escutadas em cidades específicas, podem não ser ouvidas frequentemente noutras cidades.
O Mapa atualiza-se automaticamente a cada duas semanas, permitindo aos ouvintes viajar musicalmente através do mundo e ficar a par da cena musical única de cada cidade. Cada atualização implica a análise de 20 mil milhões de músicas escutadas pelos utilizadores do Spotify.
Confira o mapa interativo:
O top de tendências globais de escuta no Mapa revela que o hip-hop é o género musical preferido, uma vez que aparece mais do que todos os outros géneros nas listas de reprodução espalhadas pelo Spotify, independentemente da geografia ou da língua. Além disso, também revela que a música local impera, os artistas são sempre muito populares nas áreas de onde vêm, em todos os géneros musicais.
As tendências musicais nas principais cidades portuguesas revelam que:
- Lisboa deixa-se levar pela voz de Márcia
- Leiria apaixonada por Diogo Piçarra
- Aveiro mexe ao som de Agir)
- Porto é fã dos D.A.M.A.
- Braga dança com o som de Dj Ademar e Boy Teddy
Vale lembrar que, em junho, o Spotify revelou as músicas mais ouvidas de Norte a Sul de Portugal
Tendências de outras cidades à volta do mundo:
- Berlim não resiste ao estilo de Mia
- Rio de Janeiro está adorando Mc Nego do Borel
- Londres saboreia os novos sons de Jamie xx
- Sydney tem os seus utilizadores de Spotify a ouvir Golden Features
Mais informações sobre o Mapa Musical: Cidades do Mundo em Spotify Insights
Os ouvintes também poderão ver uma lista simplificada do “Mapa Musical: Cidades do Mundo” aqui, incluindo playlists de todas as cidades em destaque:
Comentários