Actualmente muito se fala sobre o novo Sistema operativo da Microsoft, o Windows 10.
O novo S.O. será lançado oficialmente a 29 de julho, e neste momento começam as dúvidas relativas à nossa máquina. Será que suporta? Quais os requisitos? Que upgrades necessito efectuar? Perguntas a meu ver normalíssimas, às quais esperamos responder já de seguida.
Para começar, um lembrete para todos os utilizadores, o update/migração para o novo Sistema Operativo (operacional) será gratuito no primeiro ano, caso tenham actualmente os sistemas windows 7 ou 8.1, com a build (licença) oficial.
Agora o mais importante a nossa máquina, sim porque sem ela não existe Windows 10 para ninguém. Caso seja um utilizador que adquiriu uma máquina com o sistema windows 8 de fábrica, poderá efectuar a migração sem problemas, visto a mesma já possuir os requisitos de hardware necessários.
Todavia, para aqueles cujos computadores não estão equipados com o sistema operativo mais recente, Adrian Kingsley-Hughes, do site ZDNet, criou um ótimo guia para comprovarmos se as nossas máquinas estão habilitadas para o windows 10.
Requisitos básicos para a instalação do Windows 10:
- 1GHz de Processador ou superior
- 1GB of RAM para processadores 32-bits, 2GB of RAM para processadores 64-bits
- 16GB livres em disco para processadores 32-bits, 20GB para processadores 64-bits
- Placa gráfica Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
- Conta Microsoft e Acesso à Internet
Nesta fase estamos a perguntar como podemos saber este tipo de informação? A resposta é simples. através da ferramenta CPU-Z. Basta descarregar e executar a mesma e na secção instructions verificar se tem SSE2 , EM64T (indica o processador que tem suporte para PAE) e VT-d ou VT-x (o correspondente ao suporte NX).
Agora que ficou a saber alguns dos aspectos a ter em conta antes da migração da sua máquina para o novo sistema. No entanto, não se esqueça que trata-se de um novo Sistema Operativo, e como todos os outros, OSX, Linux, IOS, Android, inicialmente irão existir bugs , erros, controladores incompatíveis e falhas de software utilizado por nós, que até então nunca aconteceram.
Em suma, é uma novidade e terá de ser encarada como tal, o que significa que devemos estar munidos de uma boa dose de paciência, pois as correcções, para eventuais situações deste tipo, demoraram a surgir. Tenha também em conta que haverá uma enorme quantidade de actualizações e correções para o Windows 10, no seu primeiro ano de existência.
Link para descarregar a ferramenta CPU-Z – http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html
Comentários