A Apple revelou uma série de novidades durante a WWDC 2015 e o novo OS X El Capitan foi um dos destaques da conferência. Após a apresentação, muito se especula sobre o novo SO da empresa de Cupertino, e, claro, nós Mac User’s, já nos interrogamos com as típicas perguntas: O meu Mac está preparado? Requisitos/Compatibilidade?
Neste artigo, vamos, então, retirar o pano e tentar interpretar toda a informação que tem circulado pela Web. Em primeiro lugar, como é óbvio, se possuirmos um Mac com o hardware mais recente iremos conseguir instalar e executar o novo sistema na perfeição. Isso não significa, no entanto, que os proprietários de equipamentos mais antigos sejam obrigados a adquirir um novo. Caso o seu atual Mac já suporte o OS X Mavericks ou Yosemite certamente irá suportar o OS X El Capitan.
A própria Apple, durante a WWDC 2015, afirmou que os requisitos seriam os mesmos das versões OS X anteriores, e que, além disso, este novo sistema oferecerá um melhor desempenho que os anteriores OS X no mesmo hardware, ou seja, até 2 X o desempenho no alternar entre App’s e 1,4 X mais rápido no arranque das mesmas.
Partindo então do pressuposto de que a nível de requisitos o OS X El Capitan terá os mesmos que as versões OS X, os requisitos serão os seguintes:
- Intel Core 2 Duo (ou superior)
- 2 Gb Memória RAM
- 8 Gb Espaço livre em Disco
- OS X, v 10.6.8
Modelos de Mac que suportam o Yosemite:
- iMac (Mid-2007 or later)
- MacBook (13-inch Aluminum, Late 2008), (13-inch, Early 2009 or later)
- MacBook Pro (13-inch, Mid-2009 or later), (15-inch, Mid/Late 2007 or later), (17-inch, Late 2007 or later)
- MacBook Air (Late 2008 or later)
- Mac Mini (Early 2009 or later)
- Mac Pro (Early 2008 or later)
- Xserver (Early 2009)
Para verificar o hardware da sua máquina abra o “menu apple” e depois clique em “acerca deste Mac”
O OS X El Capitan, para já, encontra-se em fase beta, e só ficará disponível para o “end User” (utilizador final) mais para a frente.
Nota: Para todos aqueles que têm receio de uma possível migração para o novo sistema , porque a máquina poderá ficar lenta ou obsoleta, existem pequenas alterações que podem ajudar, como, por exemplo, fazer um upgrade à memória RAM e substituir o típico HDD por um SSD. Estas duas ações irão colocar certamente o vosso Mac noutro nível, uma vez que aumentam significativamente a performance do mesmo.
Fontes Apple MacWorld OSX Daily
Comentários