A imposição dos controlos de capital efectuada domingo à noite, significa, entre muitos outros assuntos discutidos nos últimos meses, que os gregos não podem comprar bens ou serviços de fornecedores internacionais pela Internet, como Google, Apple e Facebook, segundo informa a imprensa internacional.
As transferências de fundos para fora da Grécia foram decretadas para impedir o colapso do sistema bancário depois de o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, ter rejeitado as proposta de resgate apresentada pelos credores internacionais.
Os controlos significam que os pagamentos via cartões de débito e crédito fora da Grécia estão proibidos.
A medida representa um problema para as grandes lojas online, que vendem, por exemplo, download de música ou companhias áreas, que vendem para clientes europeus, a partir de subsidiárias de transações centralizadas, algumas no Luxemburgo e na Irlanda, por razões tributárias.
Desde segunda-feira, muitos gregos verificaram que não conseguem efetuar pagamentos online para essas empresa, como por exemplo comprar música através do Google e fazer pagamento com cartão bancário via eBay, ou Paypal.
Comentários