Surgiram recentemente vários rumores indicando que a Google estará em conversações com Hutchison Whampoa – dono da operadora móvel do Reino Unido, Three – para permitir aos utilizadores utilizarem os seus smartphones no estrangeiro sem qualquer custo extra.
A Google pretende realizar esta parceria com Hutchison para conseguir entrada no Reino Unido, Irelanda, Itália e outros mercados onde a companhia opera. Faz sentido que a Google tenha escolhido a empresa de Hong Kong como potenciais parceiros, uma vez que Hutchison tem activamente tentado introduzir o roaming gratuito em vários pontos da Europa para os clientes da Three UK.
“Fontes disseram que Hutchison foi um parceiro natural para a Google nos seus planos, porque ele tem também lutado para eliminar os custos do roaming para os clientes da Three. A Google anunciou no mês passado os seus próprios planos para lançar uma rede móvel. Não irá certamente construir a sua própria rede de comunicação, em vez disso irá recorrer a acordos de grande escala para utilizar as infraestruturas já existentes tanto no seu país como no estrangeiro.”, publicou o Telegraph.
É esperado que a Google lance a sua própria rede móvel para criar pressão a todas as outras operadoras móveis dos Estados Unidos, um pouco à imagem do que está a tentar realizar também com o lançamento do Google Fibre. Também a União Europeia está a realizar trabalhos para eliminar os grandes custos actuais do roaming mas, caso a Google e os seus parceiros consigam mesmo atingir o acesso gratuito ao roaming global, poderá alterar muitas coisas na indústria dos smartphones.
Comentários