A Samsung acabou de anunciar o seu melhor smartphone de sempre durante a Mobile World Congress em Barcelona mas, de acordo com Kirt McMaster – CEO da Cyanogen Inc. – isso não irá ajudar em nada a queda de vendas e lucro da Samsung.
McMaster acredita que a gigante sul coreana, assim como outras fabricantes de topo, irão ser “esmagadas” pelas novas fabricantes durante os próximos 5 anos.
O CEO da Cyanogen apresenta como referência o sucesso da Xiaomi, que tem vindo a oferecer excelentes dispositivos topo de gama a preços inacreditáveis e com isso já conseguiu reduzir bastante a quota de mercado da Samsung. Olhando especificamente para o mercado Chinês, a Xiaomi já conseguiu mesmo ultrapassar a Samsung, tornando-se a fabricante com maior quota de mercado durante o quarto trimestre de 2014.
“As fabricantes de topo como a Samsung irão tornar-se nas próximas ‘Nokias’ durante os próximos 5 anos. Elas serão esmagadas pela competição.”, disse McMaster.
Para a Cyanogen isso poderão ser excelentes notícias. Fabricantes de grande renome como a Samsung, HTC e LG têm recursos suficientes para desenvolver os seus próprios softwares Android mas, os seus rivais que têm um orçamento mais reduzido estão a começar a optar por utilizar softwares alternativos como por exemplo a Cyanogen.
A CyanogenMod está presente no OnePlus One e também nos smartphones da Micromax comercializados no mercado indiano, sendo que a Micromax conseguiu mesmo ultrapassar também a Samsung neste mercado durante o último trimestre de 2014.
Embora haja sempre espaço para surpresas, especialmente em mercados tão competitivos como o dos smartphones, grandes fabricantes como a Apple, Samsung e HTC, deverão permanecer bem posicionadas nos grandes mercados internacionais desde que consigam manter os seus novos lançamentos inovadores ano após ano.
Comentários