Ontem, 4 de Fevereiro, o Facebook completou o seu 11º aniversário, evento que coincidiu com a celebração da Amizade #Friendsday, algo que motivou a rede social a compilar não apenas um conjunto de dados e histórias que têm como foco principal a amizade, como também lançar um novo conjunto de stickers próprio para a ocasião.
Muitas são as histórias interessantes de amizades duradouras e que resistem à grande distância graças ao Facebook e rede social fez questão de aproveitar o mote para relembrar o quão importantes são os amigos e como, mais do que nunca, estas relações mantêm-se, mesmo quando condicionadas a localizações geográficas ou pela passagem do tempo.
Sabia que a soma das distâncias entre cada amigo no Facebook alcança a marca dos 73 triliões de quilómetros? Praticamente o equivalente a viajar até a estrela mais próxima e regressar, ou percorrer 10 mil vezes a distância entre a Terra e Plutão, ou dar a volta ao mundo 1,8 milhões de vezes.
Cidades interligadas pela Amizade
Abaixo, veja a lista composta por cidades estão, no mínimo a 10 mil quilómetros de distância umas das outras e que registam valores superiores à média quando o assunto é ligações de amizade no Facebook:
- Sidney (Nova Gales do Sul, Austrália) e Londres (Inglaterra)
- Glendale (Califórnia, EUA) e Yerevan (Arménia)
- Hong Kong (Hong Kong) e Vancouver (British Columbia, Canadá)
- Silver Spring (Maryland, EUA) e Adis Abeba (Etiópia)
- Ludhiana (Punjab, Índia) e Brampton (Ontário, Canadá)
- Okinawa-shi (Okinawa, Japão) e Jacksonville (Flórida, EUA)
- Fremont (Califórnia, EUA) e Hyderabad (Telangana, Índia)
- Toulouse (França) e Nouméa (Nova Caledónia)
- Bangalore (Karnataka, Índia) e Sunnyvale (Califórnia, EUA)
- Ho Chi Mihn (Vietname) e Westminster (Califórnia, EUA)
Depois de analisadas todas as relações de amizade, o Facebook concluiu que o mais distante que dois amigos que nasceram na mesma cidade estão é a 20 mil kms de distância. Trata-se de dois amigos originários de Newcastle upon Tyne, na Inglaterra, que vivem agora separados por 20,005 kms – um em Wanganui, na Nova Zelândia, e o outro em Talavera de la Reina, na Espanha.
A casa de Jean
Uma das bandeiras defendidas aqui pelo Facebook é a de que a amizade não se alicerça apenas na proximidade e que bons amigos podem continuar a manter uma relação próxima independentemente de onde estejam.
Há cerca de 4 anos, Jessie Lorenz estava grávida pela primeira vez. No seu chá de bebé, ela e as amigas falaram sobre o provérbio “A Educação começa em casa”. Jessie ficou a pensar na família e amigos que tinham estado presentes e de como todos seriam essa “casa” para a sua filha Jean. Foi aí que decidiu criar um grupo no Facebook com o nome de “A casa de Jean”, espaço utilizado para partilhar fotos e momentos privados com amigos espalhados por todo o país. Quando Jean completou 9 meses, Jessie ficou solteira e, segundo ela, o grupo foi de grande importância para a sua estabilidade.
Jessie é cega e usa a rede social no seu iPhone com o auxílio da aplicação VoiceOver. Uma noite, sozinha em casa, o seu cão guia começou a rosnar junto da porta. Jessie assustou-se e, após partilhar os seus receios com o grupo, os amigos fizeram de tudo para garantir que ela estava em segurança. Jessie garante que o apoio moral diário e todas as outras ajudas dos amigos marcaram a diferença nos seus primeiros anos como mãe.
>>>>> Para conhecer muitas outras histórias de amizade forjadas com ajuda do Facebook, viste já Facebook Stories, uma página criada especialmente pela rede social para celebrar a ocasião.
Comentários