O Facebook acaba de anunciar uma forma simplificada de medir a “conversão de performance” das páginas profissionais, dando desta forma aos anunciantes um modo – comprovado cientificamente – de determinar os resultados adicionais de negócio obtidos através dos utilizadores alcançados pelos anúncios publicados na plataforma.
Desta forma, será possível determinar quais vendas adicionais foram geradas a partir da visualização de anúncios, em contrapartida ao padrão anterior que contabilizava cliques/conversões, o que resultará em métricas por correlação, tendo como base algo anunciado já em 2013 pela própria redes social.
Embora os anunciantes ainda utilizem frequentemente os cliques como medida de todos os seus meios online, a verdade é que, na prática, estes cliques não se correlacionam com as vendas em loja. para se ter uma ideia, estudos realizados pelo Datalogix demonstraram que mais de 90% das pessoas que apenas visualizaram um anúncio no Facebook, resultando numa compra em loja, na realidade nunca chegaram a clicar no anúncio.
Na prática, a partir de agora, quem anunciar no Facebook conseguirá aplicar este método de medição, tanto para as vendas online (utilizando o conversor da rede social e a Audiência Customizada), como paras as vendas offline (recorrendo á Audiência Customizada e dados CRM). A premissa da nova medida de performance é simples:
Ainda durante o desenvolvimento de uma campanha na plataforma será estabelecido um grupo de teste (utilizadores que visualizam anúncios) e um grupo de controle (utilizadores que não visualizam anúncios). No final da campanha, os anunciantes conseguirão determinar quais vendas foram geradas a partir dos anúncios, além de perceber a performance adicional gerada pelo grupo de teste.
Ao que parece, ao efetuar estas modificações, o Facebook busca encorajar a indústria da publicidade em geral a adotar a performance como medida padrão e a acreditar que é a melhor forma de provar a eficácia dos anúncios – quer seja nesta rede social ou não.
Para mais informação sobre esta nova metodologia e sua disponibilidade global, visite facebook for business.
Comentários