As novas tendências tecnológicas vão permitir continuar a melhorar o serviço ao cliente e a ganhar eficiência, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas. Esta é a principal conclusão do Congresso FINCO’14 – Fórum de Informática e Comunicações das Empresas Sonae – que reuniu mais de 1.000 participantes nos dois dias daquele que é o maior evento dedicado as tecnologias de informação em Portugal.
As empresas Sonae preveem que o seu investimento em Tecnologias de Informação em 2014 atinja os 150 milhões de euros, traduzindo a aposta estratégica na inovação e eficiência como forma de desenvolvimento dos negócios. O investimento realizado ao longo dos anos está a permitir reforçar a liderança de mercado em Portugal, ao mesmo tempo que tem facilitado o processo de internacionalização das empresas Sonae, que estão hoje presentes em mais de 60 países em todo o mundo.
A importância crescente das tecnologias de informação e a forma como está a mudar a vida das pessoas e das empresas foi o tema do Congresso FINCO 2014, que se realizou no último trimestre do ano, no Campo Pequeno, em Lisboa. Sob o mote “IT’s Touching Lives”, reuniu especialistas, quadros de topo de empresas nacionais e internacionais, líderes de opinião, parceiros de negócios, instituições universitárias e organizações na área da tecnologia.
Para David Ferreira Alves, presidente do FINCO e Chief Information Officer (CIO) da Sonae, salienta: “As novas tendências tecnológicas, como Big Data, Cloud Computing, Internet of Things, Mobilidade ou Sharing Economy, vão permitir continuar a melhorar o serviço ao cliente e a ganhar eficiência, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas.”
E conclui: “Hoje, o cliente é rei e exige um nível de serviço único. Mas se formos capazes de entregar as suas expetativas, a fidelidade está garantida. Para o conseguir, as tecnologias de informação desempenham um papel essencial. Cumpre-nos a nós integrar sistemas e criar ferramentas e processos de colaboração que permitam antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes”.
O Congresso FINCO’14 contou com a presença de conceituados oradores internacionais, nomeadamente Gerd Leonhard, futurista especialista em tecnologias de informação e CEO da The Futures Agency, Chris Biggs, partner e managing diretor do The Boston Consulting Group (BCG), e Tim Cole, especialista em internet, comércio eletrónico, social web e IT security.
Entre as temáticas abordadas no FINCO, estiveram as principais tendências atuais no mundo das tecnologias de informação: Big Data, Cloud Computing, Internet of Things, Mobilidade e Sharing Economy.
De acordo com os especialistas presentes no FINCO’14: “No âmbito do Big Data, é conhecida a importância assumida pelo conhecimento obtido com a análise da informação ao dispor dos gestores, seja ele empregue para detetar e prevenir ocorrências de fraude, para otimizar processos de gestão ou mesmo para potenciar o valor de um cliente”.
A Internet of Things é uma tendência, pois “Na atual ‘sociedade das coisas’ a conectividade entre todo o tipo de equipamentos será uma realidade e o desafio é interpretar estas oportunidades, utilizando as novas soluções ao dispor dos clientes”.
Mais avançada está a Mobilidade, cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas. “Trabalhar em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer device, com acesso seguro a dados e de forma amigável é uma exigência da sociedade atual”.
A par da Conferência, o espaço acolheu também uma mostra de tecnologias de informação, onde estiveram presentes algumas das principais empresas nacionais e internacionais da área das tecnologias de informação.
O Congresso FINCO 2014 foi promovido pela Sonae, Sonae Indústria e Sonae Capital, contando com o apoio da Huawei, Microsoft, Accenture, AIG, Anubis, Bizdirect, Business To Future, Ca, Cisco, Compta, Decunify, Fujitsu, Lenovo, HP/Intel, Noesis, NOS, RetailConsult, Roff, Samsung, Saphety, Tata, WeDo Technologies, Wipro.
FINCO promove conhecimento na área das TI há 27 anos
O O FINCO é o Grupo Consultivo de Sistemas de Informação e Comunicações da Sonae. É sponsorizado por Luís Reis (CCCO da Sonae) e tem como Presidente David Alves (CIO da Sonae), estando também representado pelos CIOs e diretores de TI das várias áreas de negócio das Empresas Sonae. Atualmente, as empresas Sonae contam com cerca de 1.000 colaboradores diretos a trabalhar nas áreas de SI, a que acrescem 1.000 indiretos.
O Fórum desenvolve a sua atividade há 27 anos, desempenhando um papel fundamental no posicionamento das suas empresas na corrida das Tecnologias de Informação, cumprindo a sua missão de: “Acrescentar valor ao gerado pelas Tecnologias de Informação e Comunicações no âmbito de cada sub-holding, pela partilha de experiências, através de recomendações e medidas práticas de aplicação transversal e pelo patrocínio do desenvolvimento de soluções de TI inovadoras para as empresas Sonae”.
Comentários