Bem-vindos, amigos e amigas! 2014 se vai, mas deixa inúmeras descobertas da ciência, além de muitas hipóteses que serão desbravadas no futuro.
Do princípio do nosso universo à origem da vida; das profundezas dos oceanos à imensidão do cosmos; de avanços da medicina a novos perigos impostos por vírus e bactérias, muitos foram os temas tratados neste espaço de divulgação científica.
Como forma de agradecer pelo imenso apoio recebido pelo TecheNet no próprio portal e nas redes sociais, listamos aqui os artigos de ciência mais lidos no ano que nos deixa.
Desejamos a todos um excepcional final de ano, um feliz 2015 e, é claro, boa leitura!
Uma nova teoria da física para a origem da vida
A ideia de que a vida surgiu a partir de uma “sopa primordial” se popularizou no século XX. Essa linha de pensamento afirma que a energia (vinda de um raio ou do Sol, por exemplo) aplicada sobre pequenas moléculas — que continham o elemento químico carbono — produziu compostos orgânicos simples que, acumulados na água, se transformaram nas complexas cadeias moleculares que sustentam a vida na Terra. Uma nova teoria busca complementar nosso conhecimento a respeito do tipo de interações físicas que levou à evolução da vida, propondo que esta tenha se dado de maneira absolutamente previsível. Continua…
Medicamento 3-em-1 reduz a massa corporal em um terço do total
Cientistas desenvolveram um medicamento capaz de reduzir a obesidade em escala comparável à obtida com a cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de “redução de estômago”, eliminando o excesso de peso corporal em um terço. Em estudo com roedores, os pesquisadores descreveram como o medicamento — uma combinação de três hormônios digestivos — age sobre o metabolismo. Continua…
Polímeros retorcidos criam músculos artificiais mais fortes do que os naturais
Linhas de costura e pesca foram usadas no desenvolvimento de músculos artificiais que podem suportar pesos até 100 vezes maiores do que músculos humanos de mesmo comprimento e peso, afirma uma equipe de cientistas. Continua…
Descoberta das ondas gravitacionais impulsiona a teoria da inflação cósmica
Físicos anunciaram em março a descoberta da primeira evidência direta da inflação cósmica, uma expansão extraordinariamente rápida do universo ocorrida uma fração de segundo após o Big Bang, há 13,8 bilhões de anos. Continua… (O furor da descoberta foi abafado, no entanto, por pesquisas subsequentes, que destacaram a possibilidade de interferência no sinal supostamente captado.)
Cientistas conseguem inverter o processo de envelhecimento
Uma equipe de pesquisadores conseguiu parar e reverter o processo de envelhecimento. Os cientistas, ao estudarem o DNA, descobriram como restabelecer a comunicação entre o nosso genoma (clássico) e o nosso genoma mitocondrial graças á molécula NAD (Nicotinamide adenine dinucleotide) que existe em grande quantidade quando somos jovens e que começa a diminuir a partir dos 20 anos. Continua…
Encontrado primeiro exoplaneta do tamanho da Terra em “zona habitável” de estrela
Utilizando o Telescópio Espacial Kepler, da NASA, astrônomos descobriram o primeiro planeta do tamanho da Terra dentro da zona habitável ao redor de uma estrela — apelidada de “Zona Cachinhos Dourados” —, o que significa dizer que ele está a uma distância adequada da estrela que orbita para conter água em estrado líquido. Continua…
Ventos sobre o Oceano Pacífico podem ter travado o aquecimento global
A maioria dos modelos climáticos previu que a tendência de aumento da temperatura da Terra, verificada no final do século passado, se manteria nos dias atuais, já que a emissão de gases de efeito estufa continuou intensa. No entanto, os últimos 13 anos foram de relativa estabilidade na temperatura da superfície do planeta, dando origem ao fenômeno que os pesquisadores denominaram “hiato no aquecimento global”. Continua…
Vivemos em um buraco negro — teoria ou realidade?
Nosso universo se expande há 13,8 bilhões de anos, a partir da ocorrência do Big Bang. Mas, o que havia antes dele? Para alguns físicos, nada; o tempo só começou a correr no instante em que se deu o Big Bang. Todavia, outros cientistas discordam e supõem que, em um instante imediatamente anterior à expansão, toda a massa e a energia do universo que viria a nascer estavam confinadas em um pontinho enormemente denso, embora finito: uma “semente” do novo universo. Continua…
Diamante do “inferno” revela água no manto da Terra
Um diamante “sem valor” — para as joalherias, diga-se — pode confirmar que o manto da Terra possui um grande reservatório de água. O estudo responsável pela descoberta, de autoria de Graham Pearson, foi publicado na revista Nature. Pearson, geoquímico da Universidade de Alberta, no Canadá, afirma que “há uma quantidade muito, muito grande de água” retida em uma camada do interior do planeta. Continua…
Universo virtual: modelo recria a evolução do cosmos
Interessado em testar a validade da cosmologia moderna e sua eficiência na explicação dos fenômenos que observamos no cosmos, um grupo de pesquisadores criou um modelo da evolução do universo, inserindo todo o conhecimento que pensamos ter a respeito das condições presentes na origem deste. Continua…
Febre Chikungunya pode estar prestes a invadir as Américas
Uma doença que se tornou realidade no continente americano: a febre Chikungunya. Em estudo publicado no Journal of Virology, o epidemiologista Ricardo Lourenço-de-Oliveira afirmou (em abril) que o risco de uma epidemia “catastrófica” no continente americano seria aumentado pela presença de pessoas das mais variadas partes do mundo no Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O país já sofre com a alta incidência do vírus da dengue, transmitido pelos mesmos mosquitos — Aedes aegypti e Aedes albopictus — que servem de vetores ao Chikungunya. Continua…
Comentários