Para quem não se lembra, o Project Ara da Google surgiu de uma ideia totalmente revolucionária criada pela Phonebloks no ano passado que basicamente consiste na criação de um smartphone que funciona como se fosse uma plataforma onde se pode acrescentar módulos que correspondem ao seu hardware.
Esta ideia tornou-se viral, mas até agora não tinha passado de um sonho que muitos julgavam não ser possível tornar realidade. Depois de a Google ter tomado as rédeas deste projecto, muitos avanços foram alcançados e a equipa da Phonebloks foi agora a Boston para ver qual o estado do primeiro protótipo e para surpresa de muitos, funciona!
É claro que ainda existe muito caminho pela frente até que se possa esperar que este tipo de smartphone chegue aos mercados mas, não nos podemos esquecer que este é apenas o primeiro protótipo funcional do Project Ara. Neste protótipo, foram utilizados os seguintes módulos: ecrã LED, bateria, processador de aplicações, colunas estéreo e uma entrada USB.
Este primeiro protótipo foi apelidado de Spiral 1 e o grande desafio para o seu sucessor – Spiral 2 – é conseguir reduzir o espaço ocupado pelos módulos base para que se possa libertar mais espaço para a aplicação de módulos personalizados criados por outros developers. O próximo protótipo – Spiral 2 – irá ser apresentado pela primeira vez ao público durante a segunda Project Ara Developer Conference em Janeiro de 2015.
Comentários